Turismo em Mogi das Cruzes tem atrações históricas, aventura, produção rural e contato com a natureza

Coordenadoria de Turismo

Opções para o turista e para os moradores compreendem prédio históricos, visitas a propriedades rurais, parques e riquezas naturais

26 de março de 2024

Mogi das Cruzes oferece atrações diversas de passeios para turistas e moradores da cidade, que querem conhecer novos lugares do município. As opções compreendem atrações do turismo ecológico, rural, de aventura, histórico, cultural e religioso.

Localizada entre as Serras do Itapeti e do Mar, Mogi das Cruzes conta com belezas que podem ser visitadas por quem busca contato com a natureza ou pratica esportes de aventura. Entre os destaques estão o Pico do Urubu, que oferece uma vista privilegiada da cidade e é referência para a prática de voo livre, o Parque das Neblinas, o Parque Municipal Chiquinho Veríssimo e diversas trilhas, que levam a pedras e cachoeiras.

Ainda fora da zona urbana do município, o turismo rural apresenta o que há de melhor na produção agrícola de Mogi das Cruzes. As opções vão desde as tradicionais plantações de hortaliças e frutas como caquis e nêsperas, em que o município tem destaque nacional, até locais de cultivo cogumelos e flores, com destaques para as orquídeas.

A história e a cultura também estão presentes nas opções turísticas de Mogi das Cruzes. Com 463 anos, o município possui prédios e acervos históricos, além de celebrações tradicionais, como a Festa do Divino Espírito Santo, a mais antiga do gênero no Brasil.

Entre os prédios históricos, destacam-se as Igrejas do Carmo, que têm a Ordem Primeira datada de 1633 e a Ordem Terceira de 1780, o Casarão do Carmo, o Theatro Vasques e o Casarão do Chá, antiga fábrica de chá construída em 1942, utilizando tradicional técnica japonesa em que não foram usados pregos ou parafusos na construção, só encaixes de madeira.

O turismo religioso também conta com opções que mostram a diversidade cultural de Mogi das Cruzes, como a Catedral de Santana, que fica na praça Coronel Benedicto de Almeida, em frente ao Marco Zero; a Mesquita Islâmica, localizada no Alto do Ipiranga; e o Templo Hompa Hongwanji, na rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves, conhecida como estrada das Varinhas.

Outro local imperdível em Mogi das Cruzes é o charmoso distrito de Sabaúna, localizado na região leste da cidade. A localidade conta com atrações como a antiga Estação Ferroviária, que tem exposições sobre a história da ferrovia na cidade, e a igreja Nossa Senhora do Carmo. O distrito também conta com trilhas e estradas rurais muito procuradas pelos praticantes de ciclismo.

Para quem busca lazer e diversão, os parques urbanos são ótimas opções. O Parque Centenário fica no distrito de Cezar de Souza, enquanto o Parque Leon Feffer está localizado em Braz Cubas, e o Parque da Cidade, no Parque Santana. Já para compras, o Mercado Municipal e o Mercado do Produtor são atrações tradicionais.

Mogi das Cruzes é considerada Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado. Além disso, a cidade foi destaque no Mapa do Turismo 2023, que integra o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, com a nota mais alta para as localidades que não são capitais. O levantamento leva em conta critérios de estrutura turística e transparência nos dados acerca do turismo da cidade.

Para apoio ao visitante, a cidade também conta com um Posto de Informações Turísticas, localizado no Parque Centenário O espaço oferece aos frequentadores informações sobre os atrativos turísticos de Mogi das Cruzes e opções de atividades que podem ser realizadas no município.

Mais informações sobre as atrações turísticas e os serviços do ramo na cidade podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Turismo pelo telefone 4798-5196.