Mogi das Cruzes promove ações de conscientização e busca ativa da tuberculose

Secretaria de Saúde

28 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade
TB imagem pulmão vermelho.jpeg

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a Semana Nacional de Conscientização e Combate à Tuberculose, uma campanha voltada para identificar precocemente pessoas com tosse persistente e realizar coletas de material para exames. Na segunda quinzena de abril, a busca ativa será intensificada, conforme orientação do Ministério da Saúde. 

A estratégia consiste em questionar os pacientes e usuários presentes nas unidades de saúde sobre a presença de tosse há mais de 15 dias e, em caso positivo, solicitar o exame indicado, que é a baciloscopia de escarro. Os casos positivos são encaminhados para tratamento.

As campanhas são coordenadas pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, que desde o início de março trabalha o tema por meio de panfletagens em programas de saúde e terminais rodoviários. Nos próximos dias, as ações de orientações serão levadas também às casas transitórias e de acolhimento para pessoas em situação de rua, um dos públicos-alvo da prevenção e busca ativa da tuberculose. 

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos como ossos, rins e meninges. É causada pelo Bacilo de Koch (BK) e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela fala, tosse ou espirro.

Entre os grupos mais vulneráveis estão portadores do vírus HIV, população carcerária, moradores de rua e dependentes químicos. Os principais sintomas são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. 

Quem tiver alguma dúvida pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou diretamente o programa, que funciona na Unidade de Atenção aos Programas de Saúde UAPS-1. O endereço é Rua Francisco Franco, 358, no Centro. Informações pelo 4724-8047.