Mogi das Cruzes é referência nacional em participação cidadã

Ouvidoria Geral

25 de outubro de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi reconhecida como umas das gestões municipais que mais atua em conjunto com a população para solucionar desafios públicos.

O prefeito Caio Cunha apresentou na capital os resultados das políticas públicas de Participação Cidadã aplicadas no município, como o programa Participa Mogi. Os números positivos alcançados pela Ouvidoria Geral do Município também foram divulgados – a evolução no atendimento ocorreu depois da adoção de novas práticas de gestão, assim como a utilização de ferramentas de inovação, como o aplicativo Colab, que completa 10 anos de atuação.

Caio Cunha participou de uma mesa de debates com outros prefeitos e divulgou que, após a implantação do Colab em Mogi das Cruzes, a Ouvidoria Municipal teve um aumento de 325,1% em demandas registradas pelos cidadãos. Além disso, o tempo médio de resolução dos pedidos foi reduzido de 128 para apenas 20, se comparado com os números de 2021. Já o Participa Mogi utilizou a ferramenta para realizar oito consultas públicas, gerando oportunidades para a população participar, efetivamente, de decisões do Executivo.

“Esse tipo de conquista mostra que, além da população estar participando mais, e de forma mais qualificada, nossa gestão tem conseguido atender os mogianos e mogianas com mais agilidade e eficiência”, disse o prefeito.

O encontro em São Paulo também contou com a presença do cientista político e professor Humberto Dantas, da ex-secretária de desenvolvimento econômico do Governo de São Paulo, Patrícia Ellen, além de Gustavo Maia, fundador e CEO do Colab, e outras autoridades.

Plataforma Colab

Em Mogi das Cruzes, o Colab um total de 44 serviços, dentre eles as solicitações de tapa-buraco, poda de árvore, troca de lâmpada em iluminação pública, dentre outros.

A plataforma serve para solicitar manutenção de serviços já oferecidos; já para implantação de novos serviços, é preciso realizar a solicitação formal via PAC – Pronto Atendimento ao Cidadão.

Fundado há 10 anos, o Colab está presente em mais de 130 cidades e conta com cerca de 900 mil usuários cadastrados. A plataforma tem o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas que possam contribuir para a construção de gestões públicas mais eficientes, transparentes e participativa, fazendo a ponte entre cidadãos e gestores públicos.