Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes apresenta resultados de destaque nacional

Ouvidoria Geral

08 de dezembro de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Departamento de Defesa dos Usuários do Serviço Público e a Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizaram nesta sexta-feira (08) o encontro anual de Pontos Focais da Ouvidoria. A apresentação dos resultados foi feita na Escola de Empreendedorismo, junto à equipe de gestão da Ouvidoria.
 
Os colaboradores que integram a equipe da Ouvidoria nos mais diversos departamentos da administração municipal estão envolvidos diariamente no relacionamento com os munícipes e registros de solicitações de pedidos de serviços. A equipe, com 178 profissionais, foi a responsável direta pelos resultados que o departamento apresentou ao longo do ano, com maior ênfase após março, quando foi implantado o aplicativo para celular “Colab”. 

Em nove meses, o aplicativo registrou mais de 12.500 usuários (média de 1.600 por mês) e crescimento de mais de 340% no autosserviço da utilização da plataforma. Mais de 90% das demandas foram concluídas até novembro (cerca de 3.460 pedidos estão em andamento) e o tempo de resposta caiu foi de 128 dias para média de 20 dias.
 
Ao longo do ano, a Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes foi destaque em diversos eventos nacionais. Além da moção de aplausos da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a equipe mogiana apresentou o modelo de gestão para a Ouvidoria Nacional, para a Ouvidoria do Senado e para a Ouvidoria da Câmara dos Deputados. Os resultados positivos também garantiram para Mogi das Cruzes o prêmio de cidade mais engajada do País - Colab 2023 e também apresentou o modelo de gestão de Ouvidorias no evento nacional Connect Smart Cities, na capital paulista. O modelo de gestão também foi apresentado para diversas prefeituras, entre elas Varginha (MG), Criciúma (SC), e no Alto Tietê para Guararema e Poá. 

Mogi das Cruzes também foi destaque, após a apresentação do modelo de gestão para os órgãos federais, no Seminário Nacional de Ouvidorias e foi o único projeto de uma Ouvidoria Municipal selecionado pelo programa GNOVA LAB do Governo Federal, da ENAP. 

O diretor do departamento de defesa do usuário do serviço público, Thiago Batalha, abriu o evento da tarde desta sexta-feira. “Muitos desafios foram superados e reconhecimento nacional foi apenas uma consequência do comprometimento da equipe que trabalha focada na resolução de pedidos. Para uma gestão transparente, é importante que, cada vez mais, os mogianos participem do desenvolvimento da cidade”, disse Batalha. 

No Alto Tietê, o município de Mogi das Cruzes é pioneiro na implantação da plataforma - o aplicativo “Colab serviços” está disponível para download na Apple Store e na Play Store.

Atualização dos dados para contato

Dentro do aplicativo Colab é possível fazer 40 tipos diferentes de  solicitações. Cada uma segue prazos descritos na carta de serviços, que variam de 30 a 90 dias, de acordo com a necessidade de cada demanda. 

Ao baixar o aplicativo, o usuário informa alguns dados pessoais (que são preservados, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados) e informações para contato. Depois de finalizar o pedido de serviço, o prazo para resposta é informado, o andamento do pedido pode ser acompanhado e a resposta é registrada junto ao pedido, dentro do aplicativo. 

O Ouvidor Geral do Município, Cléber Castanho, destaca a importância de manter os dados atualizados. “Caso o usuário troque de celular ou mude o número de telefone, é necessário informar a atualização dentro do aplicativo. Somente com os dados atualizados é possível acompanhar o pedido e consultar a resposta”, explicou.