Ouvidoria de Mogi das Cruzes divulga balanço e taxa de resolução registra aumento de 33,1%

Ouvidoria Geral

13 de junho de 2023
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A Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou nesta semana o balanço da participação dos munícipes que solicitam serviços e assim fazem uma cidade cada vez melhor para se viver. No comparativo do último bimestre deste ano, meses de abril e maio, com o mesmo período do ano passado, a taxa de resolução subiu 33,1%, passando de 44,3% (2022) para 59,0% (2023).

Ações como a mudança do atendimento para o térreo do prédio-sede e o lançamento do aplicativo Colab puxaram para cima a participação dos mogianos. Nos meses de abril e maio deste ano, a Ouvidoria recebeu cerca de 6 mil pedidos em seus canais de comunicação, demandas divididas entre pedidos de serviços de zeladoria, sugestões e até denúncias de maus tratos contra animais.

Seja pelo atendimento presencial ou digital, a Ouvidoria aproxima a população e a Prefeitura, traz soluções e projetos mais abrangentes e representativos, estimula desenvolvimento da cidadania, potencializa a igualdade e permite um amplo mapeamento das necessidades em todo o município.

A Carta de Serviços da Ouvidoria está disponível no site da Administração, www.mogidascruzes.sp.gov.br. É uma ferramenta assegurada pela Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, com o objetivo de garantir transparência aos serviços públicos por meio de informações sobre as formas de acesso, prazos, locais e documentações requisitadas.

Para abrir um protocolo junto a Ouvidoria é necessário informar alguns dados pessoais, como CPF, endereço e CEP e relatar o pedido. As informações não ficam expostas no registro, caso haja pedido de sigilo. Cada pedido tem um prazo para ser respondido, que é informado no primeiro atendimento. “É fundamental que o reclamante guarde o número do protocolo, pois somente assim é possível acompanhar o andamento da solicitação”, complementa o diretor do departamento de defesa do usuário do serviço público, Thiago Batalha.