Ouvidoria de Mogi das Cruzes muda de lugar e agora está mais perto da população

Ouvidoria Geral

01 de março de 2023

A Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes está ainda mais perto dos munícipes e passa atender no térreo do prédio-sede, em um ambiente mais confortável e de fácil acesso. A iniciativa é mais um importante avanço do serviço, que no último ano alcançou a marca inédita de 92% das demandas respondidas.

A novidade agrada os cidadãos que preferem atendimento presencial ou que não têm acesso a um computador ou celular - já que os principais canais de atendimento são os telefones 156 (para registro de reclamações, denúncias, sugestões e elogios) e 162 (para pedidos de serviços), por meio dos quais também é possível acompanhar via protocolo o andamento das solicitações, tudo isso sem precisar sair de casa.

Seja pelo atendimento presencial ou digital, a Ouvidoria aproxima a população e a Prefeitura, traz soluções e projetos mais abrangentes e representativos, estimula  desenvolvimento da cidadania, potencializa a igualdade e permite um amplo mapeamento das necessidades em todo o município.

“A Ouvidoria é o canal oficial para solicitar serviços e reclamações. É de extrema importância que todos os pedidos sejam registrados nos canais 156 e 162 para que a Administração faça o encaminhamento aos setores responsáveis”, orienta o chefe de divisão Thiago Batalha, um dos idealizadores do novo formato.

A Carta de Serviços da Ouvidoria está disponível no site da Administração, www.mogidascruzes.sp.gov.br. É uma ferramenta assegurada pela Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, com o objetivo de garantir transparência aos serviços públicos por meio de informações sobre as formas de acesso, prazos, locais e documentações requisitadas.

Para abrir um protocolo junto a Ouvidoria é necessário informar alguns dados pessoais, como CPF, endereço e CEP e relatar o pedido. As informações não ficam expostas no registro, caso haja pedido de sigilo. Cada pedido tem um prazo para ser respondido, que é informado no primeiro atendimento. “É fundamental que o reclamante guarde o número do protocolo, pois somente assim é possível acompanhar o andamento da solicitação”, complementa o chefe de divisão Thiago Batalha.

Destaque nacional

A Ouvidoria de Mogi das Cruzes participará pelo segundo ano consecutivo do Connected Smart Cities & Mobility, evento nacional, que é tido como a principal realização no âmbito de conexões e negócios das cidades inteligentes do Brasil. A participação na edição de 2022 garantiu ao município o ‘selo prata’ e os números comprovam a expressiva melhoria dos atendimentos.

Entre junho de 2022 e fevereiro de 2023, foram registradas 564 ouvidorias de elogios, aumento de 139% em comparação com o mesmo período nos anos anteriores, que registrou 236 demandas. Até o momento, Mogi das Cruzes foi o único município do Alto Tietê convidado para o evento, previsto para ser realizado em outubro, na Capital.