Ouvidoria Municipal fecha 2023 com aumento de registros e queda no tempo de resolução

Ouvidoria Geral

18 de janeiro de 2024
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A Ouvidoria Municipal concluiu o ano de 2023 com 90% das demandas solucionadas. O balanço não inclui os registros do mês de dezembro, pois os prazos para resolução se estendem por até 90 dias. Um relatório final de encerramento de demandas será emitido em março deste ano, assim que expirarem todos os prazos.

Em 2023 foram registradas 23.992 demandas, com um aumento de 28,5% em relação a 2022, quando foram registradas 18.667 demandas. O volume de demandas registradas no ano passado também foi o maior desde a criação da Ouvidoria, em 2011. 

Antes, os recordes de demandas registradas foram registrados nos anos de 2012 (com 21.019 demandas) e em 2020 (com 21.126 solicitações). Porém, é importante lembrar que o ano de 2020 foi marcado pelo contexto da epidemia de coronavírus.

A qualidade do serviço prestado pelo poder público também melhorou. Entre 2021 e 2023, os registros de “elogios” aos órgãos públicos aumentaram 353,9%, passando de 217 (2021) para 654 (2022), chegando em 985 em 2023. No mesmo período, as manifestações de “sugestão” aumentaram 695,6%, passando de 91 (2021) para 157 (2022) e totalizando 724 em 2023.

A Ouvidoria Municipal vem trabalhando também na redução da média de dias para conclusão dos pedidos. O levantamento mostrou uma redução de 77,3% na média de dias para conclusão, passando de 128 dias (2021) para 64 dias (2022) e chegando em 29 dias (média parcial de 2023).

Colab    

Com a implementação, em abril de 2023, da solução de informática da Rede Social da Cidadania (Aplicativo Colab), a Ouvidoria incorporou mais um canal de registro aos já existes de telefone, e-mail, whatsapp, presencial e carta. Foram registrados vários avanços a partir da incorporação desta solução tecnológica.

Houve um aumento de 317,5% no registro de demandas em autosserviço, que passaram de 1.660 (entre abril e dezembro de 2022) para 6.930 (entre abril e dezembro de 2023).

O levantamento mostra ainda outros indicadores positivos na Ouvidoria Municipal. Foi registrado aumento de 42,5% no número de demandas registradas no canal, passando de 12.139 (entre abril e dezembro de 2022) para 17.298 (entre abril e dezembro de 2023).

Houve também um aumento de 35,7% no Índice de Participação no Canal Ouvidoria, passando de 2,0% (2022) para 2,73% em 2023. O balanço aponta ainda aumento de 7,7% em relação ao melhor índice da série histórica do canal fora do contexto da pandemia de coronovírus, que foi de 2,5% (2019). O índice alcançado em 2023 foi superior aos indicadores dos anos atípicos da pandemia, que registraram 2,67% (2020) e 2,62% (2021).

Serviço

A Ouvidoria Municipal é o canal oficial para solicitar serviços e reclamações à Prefeitura de Mogi das Cruzes. A população pode fazer solicitações pelo telefone 156. A Carta de Serviços da Ouvidoria está disponível no site da Administração, www.mogidascruzes.sp.gov.br. 

Para utilizar o Colab, basta o cidadão baixar o aplicativo na Apple Store ou na Play Store. É possível fazer 40 tipos diferentes de solicitações, cada uma com prazos descritos na carta de serviços, que variam de 30 a 90 dias, de acordo com a necessidade de cada demanda.