Curso aborda prevenção à violência contra pessoas com deficiência

Secretaria de Gestão Pública

16 de outubro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Escola de Governo e Gestão da Prefeitura de Mogi das Cruzes sediará, nos dias 17, 24 e 31 de outubro e 7 e 14 de novembro o curso “Desconstruindo Concepções, Reconstruindo Responsabilidades”, do projeto “Territórios e Redes: Prevenção à Violência contra Pessoas com Deficiência”, promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Tecnologia e Inovação.

O projeto é dividido em quatro módulos de quatro horas cada, com 40 vagas. A certificação é feita pela Apae de São Paulo, mediante comprovação de 75% de frequência. Também será realizado um seminário com duração de quatro horas e 150 vagas. As atividades (encontro e seminário) totalizarão 20 horas. Cada módulo terá conteúdos teóricos e práticos (veja abaixo a programação).

Mais informações pelos telefones 5080-7245 e 98622-5360.

 

Palestras

Neste mês de outubro a Escola de Governo também sediará as palestras “Equilíbrio Humano”, no dia 18, às 9h, e “O papel da liderança e as reações intergeracionais no âmbito da Gestão Pública”, no dia 23, às 19h.

A palestra “Equilíbrio Humano”, destinada a servidores, incluindo os aposentados e familiares, será com o médico Newton Zanetta, que abordará os benefícios da prática da meditação, especialmente para pessoas com doenças físicas e transtornos psicológicos (como depressão e síndrome do pânico).

Já o encontro sobre “O papel da liderança e as reações intergeracionais no âmbito da Gestão Pública”, direcionado a servidores públicos, falará sobre o papel do líder de mudança e os impactos na gestão de equipes no serviço público. O palestrante será o professor Roberto Kanaane.

As inscrições para as palestras são feitas pelo site da Escola de Governo (http://www.escoladegovernoegestao.pmmc.com.br/inscricao). A escola fica na Rua Antenor Leite da Cunha, 55 – Vila Nova Mogilar.

 

Programação do curso “Desconstruindo Concepções, Reconstruindo Responsabilidades”, do projeto “Territórios e Redes: Prevenção à Violência contra Pessoas com Deficiência”:

 

Modulo 1

Aula 1 – Deficiência (Somos diferentes: um convite para conhecer as diferenças)

Aula 2 – Legislações (LBI ponto a ponto: vamos colocar em prática?)

 

Módulo 2

Aula 3 – Violação de direitos contra pessoas com deficiência (Precisamos falar sobre violências: revisitando concepções)

Aula 4 – Prevenção à violência contra pessoas com deficiência e suas famílias (Prevenir é preciso!)

 

Módulo 3

Aula 5 – Trabalho em Rede – Enfrentamento e Prevenção (Redes de comunicação e fluxos: criando novos pactos)

Aula 6 – Fluxo de comunicação em casos de violência

 

Módulo 4

Aula 7 – Introdução à política pública (Territórios acessíveis e emancipadores)

Aula 8 – Termo de Compromisso para garantia de direitos das pessoas com deficiência

 

Inscrições pelo e-mail todospelosdireitos@apaesp.org.br, devendo constar: nome completo, e-mail para contato, telefone institucional, telefone celular (WhatsApp), instituição que representa ou em que trabalha.

 

A certificação é feita pela Apae de São Paulo, mediante comprovação de 75% de frequência