Dia D de Combate à Dengue promove ações no Jardim Santa Tereza neste sábado (02/3)

Secretaria de Saúde

Mogi das Cruzes registrou 252 casos positivos e aguarda resultados de 976 exames suspeitos

01 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Agentes comunitários das 17 unidades do Programa Estratégia Saúde da Família de Mogi das Cruzes percorreram, nesta sexta-feira (01/03), imóveis de suas áreas de abrangência para reforçar os cuidados necessários para eliminação possíveis criadouros do Aedes aegypti. Neste sábado (02/3), a partir das 8 horas, o trabalho de bloqueio será realizado pelas equipes do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses e do Centro de Controle de Zoonoses no Jardim Santa Tereza.

As ações fazem parte do Dia D de Combate à Dengue, mobilização coordenada pelos Governos Estadual e Federal, respectivamente, para conter o avanço dos casos doença em todo o país. Até o momento, Mogi das Cruzes registrou 541 casos positivos e aguarda resultados de 870 exames suspeitos encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Não há morte confirmada, até o momento. 

Durante as visitas e vistorias, os agentes estão trabalhando o tema '10 minutos contra a dengue', onde os munícipes são estimulados a reservar um curto período de tempo semanal para vistoriar seus imóveis e eliminar possíveis criadouros. Isso porque as últimas avalições de densidade larvária mostraram que 68% dos focos do Aedes está nas residências, ou seja, em baldes, potes de animais e materiais recicláveis que poderiam ser descartados.

ATENDIMENTO MÉDICO – Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde liberou atendimento sem agendamento prévio para pessoas com suspeita de dengue em qualquer Posto de Saúde ou unidade da Estratégia Saúda da Família, das 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, a referência são as UPAs e PA 24 horas.

Mogi das Cruzes trabalha no combate e prevenção da dengue o ano todo, mas está com ações intensificadas e trabalho em conjunto com outras Secretarias desde o início de 2024 em virtude da alta de casos.

Os principais sintomas são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas, e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados. 

A dengue é transmitida pela picada do mosquito infectado. O inseto se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que são depositados em locais com água parada – daí a importância de eliminar todo e qualquer objeto ou situação das casas e quintais.