Mogi das Cruzes promove ações especiais de combate à dengue nesta sexta (01) e sábado (02)

Secretaria de Saúde

Mobilização faz parte do Dia D de Combate à Dengue e será promovida em todo o país por conta da alta no número de casos

29 de fevereiro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza ações especiais de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira (01/3) e sábado (02/03), acompanhando a programação dos Governos do Estado e Federal, respectivamente. Na sexta, os agentes comunitários percorrerão as áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Família existentes na cidade. No sábado, os trabalhos serão executados pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

A mobilização faz parte do Dia D de Combate à Dengue e será promovida em todo o país por conta da alta no número de casos. Até quarta-feira (28), Mogi das Cruzes registrou 252 casos positivos e 976 notificações suspeitas aguardando resultados de análise. 

“Considerando as tendências históricas, o aumento de casos era esperado para os meses de março e abril, mas estamos em crescimento desde janeiro. Por isso é fundamental juntarmos esforços para alertar e principalmente eliminar criadouros”, explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha. A alta de dengue ocorre por diversos fatores, que vão desde alterações climáticas, em especial na época de chuvas, até a mudança nos sorotipos circulantes da dengue. 

Durante as visitas, os agentes irão trabalhar o tema '10 minutos contra a dengue', onde os munícipes são estimulados a reservar um curto tempo semanal para vistoriar seus imóveis e eliminar possíveis criadouros. As últimas avalições de densidade larvária mostram um aumento significativo de infestações do Aedes aegypti em toda a cidade e aponta que 68% dos focos está nas residências, em situações que podem ser evitados com a remoção de baldes, potes de animais e materiais recicláveis.

Confira os tópicos do check-list semanal no documento anexo: