Mogi sedia abertura da Semana D de Combate à Dengue e prepara vacinação para próxima semana

Secretaria de Saúde

Vacina contra a dengue será aplicada inicialmente em crianças de 10 e 11 anos, seguindo orientação do Ministério da Saúde

16 de fevereiro de 2024

Mogi das Cruzes foi o município escolhido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para abertura da Semana D de Combate à Dengue, realizada nesta manhã de sexta-feira (16/02). O prefeito Caio Cunha acompanhou o lançamento, ao lado de representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT) e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, na área do Pró-Hiper, no Mogilar. Os técnicos pasta seguiram para ações de campo na Vila São Sebastião.

O prefeito Caio Cunha reforçou a importância do trabalho que fortalece as ações de combate a dengue realizadas na cidade. "Quero parabenizar a todos vocês e lembro que as equipes já realizam um importante trabalho preventivo, ao longo do ano todo. Essa equipe vai de casa em casa, principalmente porque 75% dos focos estão nas residências. Mogi das Cruzes é referência na estrutura de saúde e vamos avançar cada vez com as ações de combate".

A força-tarefa contou com distribuição de panfletos sobre os cuidados com o Aedes aegypti, vistorias e visitas em residências e locais públicos, eliminação de criadouros do mosquito e aplicação de inseticida em locais com alta de casos confirmados.

A secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, detalha como é o trabalho. “O trabalho é realizado ao longo do ano por meio de análises de densidade larvária, monitoramento de pontos estratégicos a cada 15 dias, visitas casa a casa e atividades educativas. Mas a população precisa fazer a sua parte, vistoriando os imóveis uma vez por semana para eliminar possíveis focos do mosquito”.

VACINAÇÃO – O primeiro lote de vacinas contra a dengue disponibilizados pelo Governo do Estado para o município chegaram nesta semana à sede do GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica e devem ser liberados na segunda-feira (19/02). Na sequência, a Vigilância Epidemiológica realiza a distribuição para todos os Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família.

A vacina contra a dengue será aplicada inicialmente em crianças de 10 e 11 anos, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Com a chegada de novos lotes, a dose será liberada para outras idades até 14 anos. Assim como outros imunizantes, a vacina da dengue tem algumas contra indicações. Por exemplo, não deve ser tomada por gestantes e mulheres que estão amamentando e pessoas com febre alta devem aguardar o término do período febril.