Nova UBS do Botujuru inicia atendimento em unidade ampliada e revitalizada

Secretaria de Saúde

Nova unidade conta com mais de 500 m2 de construção distribuídos em quatro consultórios médicos, um consultório de odontologia, salas de vacinação; inalação, curativos, coleta e outros stras, banheiros, vestiários e copa.

26 de fevereiro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou no sábado (24/02) a nova Unidade Básica de Saúde do Botujuru, ampliando a capacidade de atendimentos e entregando à população uma estrutura três vezes maior do que a anterior, na qual são ofertados quatro consultórios médicos, consultório odontológico, salas de vacinação e inalação, curativos, coleta laboratorial, aplicação de medicamentos, área de esterilização, recepção, farmácia, sala de treinamentos, banheiros, vestiários e copa. 

A estrutura foi entregue após 18 meses de obras, em cerimônia conduzida pelo prefeito Caio Cunha, ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami, autoridades e convidados (no período, a UBS atendeu em outro endereço dentro do bairro, o qual foi desativado na semana passada). 

Atualmente, o Posto de Saúde do Botujuru funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, mas o prefeito já solicitou estudos para viabilizar o funcionamento 12 horas por dia, ou seja, até às 19h30. O chefe do Executivo explica e destaca que tal ampliação de atendimento depende de estudos e viabilidade orçamentária. 

“Optamos por entregar à população uma nova unidade, três vezes maior do que a antiga, e com capacidade para aumentar o número de atendimentos. Estamos atentos às solicitações da comunidade, que pede ampliação no horário de funcionamento, mas isso depende de estudos técnicos de viabilidade e também de orçamento. Precisamos ser responsáveis com o dinheiro público e mais do que entregar um novo prédio, com excelente estrutura, precisamos que o orçamento permita sua devida manutenção”, explicou o prefeito. 

Aos moradores do bairro e do entorno, a referência para urgências e emergências continua sendo a UPA 24 horas do Rodeio, que possui infraestrutura e retaguarda necessárias para os mais diversos casos, desde quedas até infartos.

A secretária-adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, reforça a importância da estrutura para a população. “Com o desenvolvimento e crescimento populacional dessa região, houve a necessidade de ampliar a estrutura para atender a população com mais conforto, além de aumentar a oferta de atendimentos e serviços”, disse. 

Para passar em consulta em uma das especialidades do posto, o paciente deve fazer o agendamento ligando para o SIS 160. Outros serviços, como aferição de pressão, retirada de medicamentos e vacinação são disponibilizados conforme demanda, dentro do horário de funcionamento. 

Estrutura

A nova unidade do Botujuru conta com mais de 500 m2 de construção e passa a contar com mais de 1 mil m2 de área total, incluindo a área da antiga unidade mais um terreno municipal localizado ao lado.

A unidade presta serviços de Atenção Primária por meio de consultas médicas (ginecologia/obstetrícia, clínico geral e pediatra), odontologia, enfermagem, exames laboratoriais, vacinação, curativos, monitoramento de pressão arterial e glicemia, aplicação de medicamentos, inalação, verificação de peso e altura, dispensação de medicamentos, grupos educativos, planejamento familiar e antitabagismo, entre outros.

O Posto de Saúde do Boturuju tem como patrono o médico Ruy Norio Ozawa, conforme homenagem conferida em 2005 por iniciativa da então vereadora Vera Rainho. Ruy Norio nasceu em Londrina/PR no dia 20 de fevereiro de 1945, formou-se em Medicina em 1973 e no ano seguinte mudou-se para Mogi das Cruzes, onde tinha parentes que gostava de visitar desde a infância. 

Ruy Ozawa atuou em diversas instituições como Hospital Ipiranga, Samed, Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante, Aços Anhanguera, Cosim e em seu consultório, além de ter sido médico do União Futebol Clube de Mogi das Cruzes. Era casado com Laura Chermikoski Ozawa e pai de Rubia, Joyce e Lívia que, por influência paterna, formarem-se médicas. “Meu pai era uma pessoa muito humilde, amigo de todos, mas nem em sonho imaginaria ter seu nome em uma unidade de saúde”, comentou a primogênita Rubia. 

Serviço

Novo Posto de Saúde do Botujuru
Endereço: rua Frei Bonifácio Harink, 313
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h