Prefeitura de Mogi das Cruzes capacita brigadistas para combate e prevenção da dengue

Secretaria de Saúde

Cidadão deve reservar 10 minutos por semana para vistoriar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor

21 de fevereiro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Todo cidadão deve reservar 10 minutos por semana para vistoriar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A orientação foi repassada aos brigadistas dos próprios municipais, no encontro desta quarta-feira (21/2), no auditório do Cemforpe, mas é válida para qualquer pessoa, seja nos imóveis residenciais ou comerciais.

O encontro faz parte das ações intensificadas para combater a proliferação do mosquito na cidade. No final de janeiro, também foi criado o Comitê de Combate à Dengue, formado por representantes de vários setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, para o desenvolvimento de trabalhos em conjunto.

A vice-prefeita Priscila Yamagami participou da abertura do evento e ressaltou a importância do comprometimento coletivo no combate à dengue. “Ontem mesmo falei sobre corresponsabilidade, ou seja, todos nós somos responsáveis pelas mudanças, melhorias ou transformações que buscamos. Esse é momento de trabalharmos juntos”, afirmou. 

A coordenadora do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Débora Murakami, apresentou dados técnicos e ministrou a capacitação dos brigadistas visando as atividades práticas em cada equipamento municipal. A proposta é que essas ações sejam multiplicadas para residências e comércios de toda a cidade.

“As últimas avalições de densidade larvária mostram um aumento significativo de infestações do Aedes aegypti em toda a cidade. Mostram, ainda, que 68% dos focos está nas residências, em situações que poderiam ser evitados com a remoção de baldes, potes de animais e até mesmo pelo acúmulo de materiais recicláveis”, explicou. 

Ela lembrou que Mogi das Cruzes realiza ações de combate à dengue o ano todo por meio de visitas e mapeamento de bairros, atendimentos de denúncias, monitoramento dos pontos estratégicos e de locais com casos confirmados. Estamos entre os poucos municípios que mantém um serviço exclusivo para prevenção de arboviroses, onde atuam 33 agentes de controles de vetores. 

Neste ano, até o dia 16 de fevereiro, foram confirmados 138 casos positivos de dengue. O bairro com maior incidência continua sendo a Vila Nova União, ao lado da Vila Oliveira, Jundiapeba, Vila São Sebastião, Vila São Francisco e Centro. 

VACINAÇÃO – Mogi das Cruzes iniciou a vacinação contra a dengue na terça-feira (20/2) para crianças e adolescentes de 10 e 11 anos e, até às 16 horas desta quarta-feira (21), já aplicou 488 doses. O imunizante está disponível em cinco unidades: Vila Natal, Ponte Grande, Vila Nova Aparecida, Braz Cubas e Nova Jundiapeba. O horário de atendimento será das 9 às 15 horas.