Prefeitura de Mogi das Cruzes promove novo Dia D de Combate à Dengue neste sábado, dia 23 de março

Secretaria de Saúde

Ações de controle e prevenção serão iniciados no Jardim Santos Dumont, em sintonia com a programação do Cata-Tranqueira e Cidade Bonita

21 de março de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove neste sábado (23/03) mais uma edição do Dia D de Combate à Dengue. A iniciativa é um trabalho conjunto das Secretarias de Saúde e de Infraestrutura Urbana. As ações de controle, prevenção e orientação à população serão realizadas em sintonia com a programação da Operação Cata-Tranqueira e do Mutirão Cidade Bonita. Os trabalhos serão iniciados no Jardim Santos Dumont e, na próxima semana, percorrerão também Jardim Aeroporto, Conjunto Santo Ângelo e proximidades.

No sábado, os moradores destes bairros devem deixar materiais inservíveis em frente de casa antes das 7h da manhã, para que as equipes da Operação Cara-Tranqueira façam a coleta. Ao longo da semana, o Mutirão Cidade Bonita também vai se concentrar no Jardim Santos Dumont I, II e III e Conjunto Santo Ângelo, com serviços de limpeza de praças, bocas de lobo e capinação de guias e sarjetas – veja mais detalhes aqui.

Além de seguir a programação anual dos serviços de zeladoria, a região foi escolhida por conta do aumento de casos de dengue. Juntos, os bairros já somam mais de 500 notificações suspeitas neste ano e pelo menos 82 confirmações. Até sexta-feira (22/3), o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses (NPCA) deve concluir os bloqueios no Aeroporto I, II e II, iniciando o Jardim Santos Dumont no sábado.

Diversos outros bairros já foram percorridos pelos agentes do NPCA desde janeiro. Também já foram realizadas duas edições do Dia D de Combate à Dengue neste ano. No dia 1º de março, o trabalho foi feito em todos os bairros que contam com a Estratégia Saúde da Família (como Taiaçupeba, Biritiba Ussu e Jardim Piatã, por exemplo) e no sábado, dia 2, um grande mutirão foi concentrado no Jardim Santa Tereza.

Na última sexta-feira (15/03), a Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou decreto de emergência e alerta epidemiológico no município em razão da epidemia de dengue, indicando medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o avanço da doença. Até o momento foram confirmados mais de 1.100 casos de dengue na cidade e outros 3.385 exames aguardam resultados.

De acordo com o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, o Aedes aegypti está presente em todo o território mogiano e o avanço dos casos varia, a cada semana, em diversos bairros. “Em resumo, as ações de prevenção e conscientização devem ser executadas em toda a cidade e por todo cidadão. A principal orientação é cada um fiscalizar suas casas e imóveis uma vez por semana, eliminando qualquer material ou situação que possa acumular água”, explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.

Nesta semana, a secretária, juntamente com representantes de outros setores e serviços estratégicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, estará reunida com representantes dos bairros programados para o Dia D de Combate à Dengue para promover uma capacitação de brigadistas. A ideia é que as lideranças atuem como multiplicadores dos cuidados necessários, principalmente o descarte de materiais inservíveis, aproveitando a presença do Cata-Tranqueira e do Mutirão Cidade Bonita.

“As últimas avaliações de densidade larvária revelam aumento significativo de infestações do Aedes aegypti em toda a cidade. Mostram, ainda, que 68% dos focos está nas residências, em situações que poderiam ser evitados com a remoção de baldes, potes de animais e materiais armazenados para reciclagem”, explica a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Débora Murakami.

Mogi das Cruzes realiza ações de combate à dengue o ano todo por meio de visitas e mapeamento de bairros, atendimentos de denúncias, monitoramento dos pontos estratégicos e de locais com casos confirmados. O controle da situação, no entanto, depende do empenho de todos.

Principais cuidados de prevenção à dengue

1-Livre-se de objetos que acumulam água
Dê o destino correto para latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro.

2. Armazene garrafas da forma correta
Se você precisa guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

3. Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água
As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

4. Higienize recipientes que armazenam água
Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

5. Tenha cuidado com o lixo
Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

6. Atente-se aos vasos de plantas
Descarte pratinhos para evitar o acúmulo de água.

7. Utilize proteção individual
As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, instalação de telas e mosquiteiros em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.