Saúde Mental oferece suporte emocional para enfrentamento da pandemia

11 de junho de 2020
O Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Cecco - Centro de Convivência e Cooperativa, implantou atendimento psicológico para funcionários e população em geral

As psicólogas do Programa de Saúde Mental de Mogi das Cruzes elaboraram cartilhas para oferecer suporte e estratégias terapêuticas de prevenção de transtornos emocionais, com o objetivo de auxiliar pessoas com estresses decorrentes da pandemia e apoio ao luto por perdas e mortes.

“Foram criadas duas cartilhas, uma contendo mensagens de apoio ao luto, em casos de pessoas que perderam seus entes queridos durante a pandemia, e a outra visando anular os efeitos do estresse, geralmente causados pelo excesso de informações e mensagens distorcidas sobre o novo coronavírus. As cartilhas contém estratégias simples que podem ser adotadas no dia a dia”, explica a psiquiatra e coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, Aline Matos.

Desde o início da quarentena, funcionários da Rede Municipal de Saúde têm desempenhado ações pró-ativas para minimizar os impactos psicológicos causados na população. Além das cartilhas, estão sendo produzidos vídeos, contendo práticas interativas e informações para usuários do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Infantil. Todo material elaborado tem o objetivo de dar suporte e apoio emocional aos cidadãos.

O Programa de Saúde Mental também oferta atendimento psicológico aos moradores de Mogi das Cruzes por meio de WhatsApp e contato telefônico. O atendimento é feito à distância pelas psicólogas do Cecco – Centro de Convivência e Cooperativa, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone (11) 99532-2081.