Servidores trocam de meias para lembrar o Dia Mundial da Síndrome de Down

Secretaria de Saúde

Data foi instituída pela ONU e a proposta de trocar as meias é despertar a curiosidade do público sobre o tema

21 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Servidores e colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde usaram meias trocadas para despertar conscientização sobre o Dia Mundial Síndrome de Down nesta quinta-feira, dia 21 de março. A data foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a proposta de trocar as meias é despertar a curiosidade do público sobre o tema. 

O Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. Já a ideia das meias trocadas surgiu como uma alternativa leve para promover a conscientização, afinal, ver um movimento de pessoas com algo incomum desperta o interesse de saber o motivo da ação.

Conforme determinação da ONU, a data visa também relembrar dignidade inerente, o valor e as contribuições que essas pessoas possuem como promotoras do bem-estar e da diversidade de suas comunidades. A Síndrome de Down afeta, de maneira diferente, a capacidade de aprendizagem, as características físicas e a saúde das pessoas. “Existem terapias e exercícios que podem ajudar no desenvolvimento neurológico da criança com Síndrome de Down, mas trabalhar a convivência e a participação na sociedade é fundamental para o desenvolvimento emocional”, explica a pediatra e secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.