Semae apresentará métodos de eficiência em gestão em evento na capital
Serviço Municipal de Águas e Esgotos
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes será a única empresa pública participante do Business Process Innovation Summit 2017. O evento, que será realizado em 18 e 19 de outubro, em São Paulo, apresentará casos de sucesso e eficiência em gestão, com exemplos de tecnologias e métodos que proporcionam planos e ações mais ágeis e comprovados resultados financeiros e administrativos.
O diretor comercial da autarquia, Robson dos Santos, será um dos palestrantes e falará sobre o “Aumento da eficiência da gestão no setor público”. Além dele, representantes de grandes empresas privadas, como Natura, Mercedes-Benz e Vale, apresentarão os métodos que resultaram em ganhos importantes para as corporações.
Segundo os organizadores, o evento “trará as temáticas mais desafiadoras no dia a dia para os gestores e suas estratégias”. Mais informações: http://www.nextbm.com.br/eventos-business-process-innovation-summit-2017.
Nos últimos meses, o Semae vem utilizando novos métodos e ferramentas tecnológicas para aumento da eficiência em várias setores. Um exemplo é a unificação de dados na plataforma digital Power BI (Business Intelligence, em inglês, e que pode ser traduzido como “Inteligência de Negócios”, ou “Inteligência Empresarial”), uma ferramenta desenvolvida para que empresas e organizações privadas e públicas gerenciem seu trabalho por meio de diferentes fontes de dados.
O programa permite monitorar, compartilhar, analisar e consolidar dados. Com isso, a autarquia ganha em agilidade, já que o processo facilita a organização e a tomada de decisões.
O sistema gera relatórios e controle de ordens de serviço, cadastro comercial, débitos, hidrômetros, corte e religação de água, leituras dos hidrômetros, fiscalizações, multas por infrações, almoxarifado, orçamento, receitas e despesas, consumo e distribuição de água.
Um exemplo da aplicação do Power BI está no Departamento Comercial. O programa permite a localização no mapa de cada um dos mais de 120 mil hidrômetros da cidade e o tempo de uso de cada um deles, entre outras informações úteis para acompanhamento e gerenciamento do sistema.
Também é possível saber, quase que em tempo real, os serviços mais executados num determinado período, como reparo de vazamentos e cortes de ligação clandestina e quais os bairros onde há mais ocorrências, além do número de serviços por departamento.
A partir disso, é possível planejar investimentos e ações preventivas como manutenção e fiscalização.
Este ano, o Semae também começou a enviar aos consumidores mensagens de celular para informar o andamento de processos como pedidos de ligações de água, revisão de valor de conta e outros procedimentos, diminuindo despesas com telefonia e correspondências.
A autarquia adota ainda, desde o ano passado, um moderno sistema de monitoramento e controle online das ordens de serviço para dar mais agilidade à distribuição e execução dos trabalhos realizados pelas equipes de manutenção.
Com o método, as informações sobre os serviços são enviadas aos telefones celulares dos agentes de serviços externos, com transmissão via internet. A ferramenta proporciona economia de tempo, rastreamento das equipes e melhor gerenciamento de materiais, equipamentos e mão de obra.
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