Saúde promove ação de combate ao Aedes aegypti em Sabaúna neste sábado

Secretaria de Saúde

18 de abril de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, promove neste sábado (20/04), das 9 às 16 horas, uma ação especial de combate ao mosquito Aedes aegypti em Sabaúna, onde tradicionalmente ocorre a "Malhação de Judas" no Sábado de Aleluia.

Os técnicos percorrerão o distrito realizando visitas, vistorias e orientações à comunidade, aproveitando a grande movimentação do evento para difundir a importância da prevenção ao Aedes aegypti.

O objetivo da ação é prevenir a proliferação do mosquito em Sabaúna, reforçando as medidas e cuidados que precisam ser adotados na rotina de todos os moradores.

Neste ano, entre 1º de janeiro e 18 de abril, Mogi das Cruzes registrou 81 casos suspeitos de dengue em pacientes mogianos, dos quais 17 foram confirmados positivamente, 47 foram descartados e 17 aguardam resultados de análises laboratoriais. Durante todo o ano passado foram registrados seis casos positivos.

Além do aumento no número de casos, os estudos indicam que o Aedes aegypti está presente em todo o território. Os 17 casos já confirmados neste ano, por exemplo, foram registrados em 12 bairros distintos.

“Durante a semana, dentro das ações de rotina, daremos continuidade aos bloqueios indicados para locais com casos autóctones e também para os levantamentos da Análise de Densidade Larvária, que precisa ser realizada obrigatoriamente no mês de abril”, explica a veterinária e coordenadora do Núcleo, Débora Murakami.

Os bloqueios de criadouros do Aedes aegypti já foram realizados no Parque Santana, Jardim Camila, Caputera e Jundiapeba e, atualmente, está em andamento no Real Park. O próximo bairro dentro da programação será a Vila Suíssa.