Marcus Melo apresenta projeto de renovação urbanística de praças na área central

Secretaria de Obras

13 de fevereiro de 2019

O prefeito Marcus Melo apresentou nesta quinta-feira (13/02), na Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o projeto de renovação urbanística das Praças Oswaldo Cruz, Sacadura Cabral e Diego Chavedar (nome dado à praça situada entre as ruas Cabo Diogo Oliver, Hamilton da Silva e Costa e Engenheiro Gualberto). O trabalho faz parte do planejamento do Complexo Viário Tirreno Da San Biágio e vai priorizar os pedestres, com arborização, novo mobiliário urbano, uma base de monitoramento da Guarda Municipal, áreas de estacionamento e a reorganização do sistema viário. O investimento será de R$ 3.930.632,99. O contrato já está assinado e o trabalho deve começar nas próximas semanas.

Ao lado de secretários municipais, Melo foi recebido pelo presidente da ACMC, Marco Zatsuga, e por lojistas da região central. Ele mencionou o rápido crescimento da cidade e os novos desafios na área de mobilidade urbana: “Atualmente a frota do município é de 257 mil veículos, um número que dobrou nos últimos 15 anos. Por outro lado, as ruas continuam as mesmas. Estamos enfrentando este desafio com obras como o Corredor Leste-Oeste e o complexo viário, que já foi concluído e terá agora este trabalho de renovação urbanística em seu entorno”, disse o prefeito, ao lado dos secretários Cláudio de Faria Rodrigues (Planejamento e Urbanismo), Walter Zago (Obras) e Paulo Roberto Madureira Sales (Segurança).

O trabalho está baseado em três eixos de intervenção. O urbanístico prevê a priorização de pedestres, novos mobiliários, arborização e pisos drenantes. Já o social incluirá a base de monitoramento da Guarda Municipal, a iluminação pública em LED, o monitoramento com câmeras e a instalação de rede wi-fi. Finalmente, o eixo de mobilidade urbana contemplará a reorganização do sistema viário e a uma nova área de estacionamento.

Praças

A nova Praça Oswaldo Cruz terá uma faixa de travessia elevada, ponto de táxi, banca de jornal, bicicletário, área de carga e descarga, praça infantil, a base de monitoramento da Guarda Municipal e a rede wi-fi. A base da Guarda contará com recepção, espaço de monitoramento, copa, vestiários e local para guarda de equipamentos, com 126,49 metros quadrados de área.

A Sacadura Cabral receberá ponto de táxi, faixa de travessia elevada, áreas de embarque e desembarque, de carga e descarga, monitoramento/wi-fi, bicicletário e travessia de pedestres em nível. Já a praça Diego Leme Chavedar será construída com readequação de passeio e instalação de pontos de ônibus, área de embarque e desembarque, ponto de táxi, reorganização do sistema viário, faixa de travessia elevada, espaço de atividades com arquibancada, monitoramento/wi-fi, estacionamento para 21 vagas (para carros e motos), bicicletário e cabines de energia.

O prazo para execução da obra é de 18 meses. O secretário Claudio de Faria Rodrigues fez a apresentação do projeto aos comerciantes e tirou dúvidas, lembrando que o objetivo é valorizar os cidadãos, oferecendo a eles a possibilidade de contemplação da cidade em um ambiente arborizado e com oferta de novos equipamentos públicos. Já o secretário Sales reforçou que a segurança será um item fundamental na renovação urbanística, tanto que a base da Guarda reforçará a sensação de segurança em todo o entorno do complexo viário.

Caberá à Secretaria de Obras o gerenciamento do trabalho. De acordo com Walter Zago, a execução ocorrerá priorizando-se os pedestres e com um diálogo constante com os comerciantes da região: “Vamos assegurar as rotas de fluxo das pessoas, afinal o trabalho acontecerá numa área de grande movimento. Vamos ouvir as pessoas e os lojistas para que a obra ocorra da melhor forma possível para todos”, finalizou. (Marco Aurélio Sobreiro)