Ação de engajamento do Programa Viva Seu Bairro mobiliza comunidade em Jundiapeba

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

27 de março de 2023

O sábado (25/3) foi de muito trabalho, participação popular e resultados práticos em Jundiapeba. A primeira área de lazer do Conjunto Habitacional José Bezerra de Melo recebeu uma ação de revitalização, como parte do Programa Viva Seu Bairro. A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplag), responsável pelo projeto, realizou no local uma ação de engajamento com a comunidade para a pintura coletiva da quadra e a tomada de decisão coletiva sobre como a população local vai cuidar do espaço.

“A participação popular é um dos pilares da gestão Caio Cunha e a ação realizada em Jundiapeba é uma demonstração prática de como essa forma de governar funciona. Queremos ouvir a população, entender suas demandas e executá-las sempre de forma democrática e participativa”, observa o secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, que acompanhou o trabalho no sábado.

Ele frisou que o Viva seu Bairro - Jundiapeba concentra os diversos projetos da gestão municipal para o bairro, como a construção da Escola Viva, construção da Praça da Cidadania, obra do esgotamento sanitário de Nova Jundiapeba, entre outros. Tudo focado na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento do bairro.

O Programa Viva Seu Bairro teve sua primeira fase no Residencial Novo Horizonte e atualmente vem sendo implementado em Jundiapeba, mais especificamente no Novo Jundiapeba, região que há tempos demanda por melhorias dos serviços públicos.

Primeira infância

O projeto da Administração Municipal buscou a parceria do Instituto Ikone Global e está sendo desenvolvido em conjunto com a Urban95, da Fundação Bernard van Leer, comprometida com a primeira infância.

A iniciativa está amparada no redesenho de espaços públicos para a primeira infância e na integração das políticas públicas no território. Cada intervenção tem quatro etapas: escuta, cocriação, intervenção e avaliação. As etapas de diagnóstico e cocriação já foram finalizadas e a intervenção foi iniciada em dezembro. Já a intervenção vem ocorrendo atualmente – a ação de sábado fez parte esta etapa.

Técnicos responsáveis pelo projeto estiveram no Conjunto José Bezerra de Melo e discutiram com a comunidade o projeto de redesenho dos espaços, com foco na primeira infância. Várias secretarias municipais participaram do encontro para explicar o projeto à população e ouvir as crianças, que são as principais beneficiárias.

Todas essas ações são resultado da parceria com a Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa responsável pela Urban95, iniciativa internacional que, no Brasil, reúne 23 municípios com ações focadas na Primeira Infância. Mogi das Cruzes faz parte do projeto desde julho de 2021, o que tem favorecido conexões com outras cidades, formações em diversas áreas e apoio institucional para novas oportunidades e desenvolvimento.