Ação “Detetives da Alimentação: o que existe por trás do que comemos?” é realizada nas escolas municipais

Secretaria de Educação

A equipe de visitadoras do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Pasta realizou palestras e dinâmicas para reforçar a importância da alimentação saudável

29 de outubro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), promoveu, neste mês, a ação de Educação Nutricional e Alimentar “Detetives da Alimentação: o que existe por trás do que comemos?”. O CEMPRE Profª Lourdes Lopes Romeiro Ianuzzi, em Jundiapeba, recebeu, na última terça-feira (27/10), três visitadoras do departamento, que apresentaram aos estudantes a importância de uma alimentação saudável. A programação terminou nesta quinta-feira (29/10).

O público-alvo da ação foram os estudantes do 5º ano do ensino fundamental. A proposta transformou os alunos em detetives para que eles investigassem os alimentos que fazem parte da rotina deles. O objetivo foi desenvolver o senso crítico e autonomia das crianças em suas escolhas alimentares. “O trabalho de Educação Nutricional leva não só para nossos alunos, mas para suas famílias, informações importantes para que todos se alimentem de forma saudável, fazendo as escolhas corretas em sua alimentação”, observou a diretora do DAE, Edmila Pivoto.

A “Missão dos Detetives” foi dividida em cinco etapas e contou com a presença da “Investigadora Nutricional”, personagem do ciclo de visitas. Na primeira etapa chamada  “De onde veio?”, as visitadoras explicaram a diferença entre alimentos in natura, minimamente processados, processados ou ultraprocessados de forma lúdica. 

“Quando alertamos os estudantes para que leiam os rótulos e analisem a embalagem dos alimentos que estão consumindo, reforçamos a importância da conscientização da alimentação saudável desde a infância”, contou a visitadora Andreia Siqueira Ferraz, que esteve acompanhada por Débora Soares Santos e Silvana Rocha.

Nas missões “Decifrando o rótulo” e “Quanto açúcar tem aqui?”, os alunos fizeram uma análise nutricional de sucos, salgadinhos e congelados a partir das informações presentes nas embalagens dos produtos. As profissionais explicaram quais seriam os índices corretos de consumo de alimentos, como o açúcar e o sódio, e promoveram um momento de reflexão sobre a presença excessiva desses alimentos nas refeições do dia a dia.

A quarta missão abordou o uso da publicidade na promoção dos alimentos, como a organização de corredores mais iluminados e coloridos para alimentos como doces, salgadinhos e bebidas industrializadas. A disposição destes alimentos também foi discutida, como a presença deles em locais de fácil acesso e que chamam a atenção das crianças.

Na última etapa, os alunos participaram de uma dinâmica de adivinhação envolvendo um delicioso suco nutritivo. Ao fim da atividade, todos receberam um certificado de "investigadores nutricionais” e a receita do suco com sugestões de outros sabores a serem testados. “Gostei muito da atividade. Nós aprendemos que não devemos comer muitos doces e que temos que seguir uma alimentação saudável”, disse a estudante Ana Luiza Faria.