Agentes de trânsito participam de capacitação sobre segurança viária

Secretaria de Mobilidade Urbana

26 de setembro de 2022

Agentes municipais de trânsito de Mogi das Cruzes participaram, na manhã da última sexta-feira (23/09), da capacitação “Segurança Viária, nosso papel na segurança pública”, realizado pela Associação dos Agentes de Trânsito do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê (Asatran). O evento foi realizado em Itaquaquecetuba e faz parte das ações voltadas à qualificação contínua dos profissionais.

O evento contou com palestras sobre o papel dos agentes de trânsito no segurança viária e orientações sobre o tema. A ação também marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito, celebrado no dia 23 de setembro.

“Os agentes municipais de trânsito são profissionais fundamentais para a segurança viária e para a mobilidade urbana do município. Com o aumento do número de veículos e de pessoas transitando pelas ruas e avenidas, é importante que eles estejam sempre capacitados para exercer sua função e atender a população”, destacou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

Ela lembrou que o papel do agente municipal de trânsito vai muito além da fiscalização a motoristas, a qual eles são historicamente associados. “Os agentes atuam diretamente na orientação, no apoio a outras secretarias municipais e no atendimento a ocorrências e emergências de trânsito, muitas vezes sendo a primeira referência para garantir a segurança quem trafega em nossa cidade”, disse.

Nesta segunda-feira (26/09), os agentes municipais de trânsito também iniciaram um Curso de Primeiros Socorros, ministrado em uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes. O objetivo é capacitar os profissionais para o primeiro atendimento a acidentes, em caso de necessidade.

Recentemente, os profissionais de Mogi das Cruzes passaram por um curso de capacitação, com 200 horas de atividades que abrangeram os mais diversos aspectos da atuação dos agentes de trânsito. Eles também receberam palmtops, que oferecerão mais eficiência e agilidade ao seu trabalho diário. Por meio deles, é possível o acesso direto aos agentes, deslocando os que estiverem mais próximos do local da ocorrência para o seu atendimento.