Agricultura ganha novas Estações Meteorológicas para monitoramento climático

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

17 de dezembro de 2021

Mogi das Cruzes foi contemplada com quatro estações meteorológicas por meio de um projeto da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), desenvolvido com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e articulado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustantável (CDRS/CATI).  A estação meteorológica reúne dados para análise do tempo e registro das variáveis meteorológicas e climáticas, bastante utilizada para nortear a produção agrícola. No total, serão 10 estações instaladas nos municípios do Alto Tietê.

Com o novo sistema será possível monitorar dados importantes como precipitação, temperatura, umidade do ar, vento, entre outros. O principal objetivo é auxiliar os produtores rurais, que têm sofrido com as intempéries climáticas dos últimos anos.

“A Prefeitura de Mogi das Cruzes tem trabalhado continuamente para reduzir os impactos decorrentes de alterações climáticas na Agricultura. Recentemente foi anunciado um programa que deve conceder até 10% de subvenção no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural e agora demos um novo passo com as novas estações meteorológicas”, comemora o secretário municipal de Agricultura, Felipe Monteiro, lembrando que essas conquistas são fundamentais para o desenvolvimento rural sustentável.

As estações meteorológicas estão instaladas em quatro pontos da cidade: Mercado do Produtor, propriedades rurais do Distrito de Jundiapeba e Biritiba Ussu e na Associação dos Agricultores de Cocuera. “O trabalho de monitoramento das questões climáticas será muito importante na promoção de uma agricultura mais sustentável, com muito mais precisão, o que só é possível através de parcerias como está acontecendo entre Fundag, Fehidro e Prefeitura”, explica o diretor da CDRS/CATI - Regional Mogi das Cruzes, David Rodrigues.

Além de tornarem possível a previsão do tempo localizada, os novos equipamentos devem fornecer dados importantes para o produtor, como quantidade de chuva nos últimos dias, temperaturas máximas, mínimas e média dos últimos dias, umidade do ar, do solo, direção e velocidade do vento, norteando melhor época de plantio, manejo de irrigação, aplicação de fertilizantes e outras ações no campo.