Alunos de área rural de Mogi visitam Escola Mirim de Trânsito da Prefeitura

Secretaria de Mobilidade e Trânsito

Crianças do ensino infantil da unidade Eunice de Almeida, em Taiaçupeba, tiveram aula prática e divertida com bicicletas

22 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Quando o ônibus escolar da Prefeitura de Mogi das Cruzes estacionou na garagem da Escola Mirim de Trânsito, no distrito de Cezar de Souza, na tarde desta quarta-feira (22/10), as crianças da Escola Municipal Rural Professora Eunice de Almeida, de Taiaçupeba, já estavam com os olhinhos curiosos na janela, tentando ver o que tinha naquele espaço com um semáforo de verdade na porta. 

Os 18 alunos, entre 4 e 5 anos de idade, desceram animados, em fila, e foram levados pela professora, acompanhada da equipe da Escola Mirim, até a Sala de Contação de Histórias. Eles ouviram atentamente o conto do “Josemar”, personagem fictício, criado pelos educadores da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, para ensinar como as crianças devem agir ao atravessarem a rua, onde devem se sentar no carro, e só aceitar andar de moto depois dos 10 anos, entre outras regras de segurança no trânsito.

Animados, cantaram a música do semáforo e outras ensinadas a eles ali na hora. Em seguida, foram para a parte mais esperada da aula: a prática com bicicletas. Os pequenos percorreram um circuito que simula ruas de uma cidade real, com semáforo, faixa de pedestres, ruas com curvas, tudo de bicicleta. 

“A Escola Mirim é um grande sucesso entre as crianças. É uma forma simples e eficiente de termos pessoas mais conscientes e educadas no trânsito de Mogi. Não só porque essas crianças vão crescer e se tornar condutores, mas porque elas passam a cobrar de seus pais que sigam as leis de trânsito. A nossa prefeita, Mara Bertaiolli, valoriza muito a educação em todas as áreas. Isso tem gerado resultados muito positivos”, avalia Ary Kamiyama, secretário municipal de Mobilidade. 

Escola premiada
A Escola Mirim de Trânsito da Prefeitura de Mogi das Cruzes é premiada. Ela conquistou o terceiro lugar no Prêmio Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) na categoria “Programa de Educação para o Trânsito”, entre concorrentes de todo o Brasil.

Desde o início deste ano até setembro, a Escola Mirim de Trânsito de Mogi já atendeu 4.545 crianças do município, entre alunos de escolas públicas e particulares.

Qualquer escola da cidade pode solicitar uma visita à unidade ou a sua versão itinerante, que vai até a escola. Basta agendar pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.