Apresentação da Banda Sinfônica Jovem e João Vitor Mafra lota auditório do Cemforpe

09 de outubro de 2017

A apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, na noite deste sábado (07/10), lotou o auditório do Cemforpe e emocionou o público com a participação o cantor mirim João Vitor Mafra, sucesso do The Voice Kids. O prefeito Marcus, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participou do evento e destacou a importância do ensino de música na cidade. O evento fez parte da programação do Outubro da Educação, um mês de atividades dedicadas a apresentar iniciativas inovadoras e projetos desenvolvidos na área.

“Os projetos de música em nossa cidade começaram há 15 anos com o Canarinhos do Itapety e foram evoluindo. Mogi é uma cidade que se apaixonou pela música. Em julho, em Campos do Jordão, acompanhamos um concerto da Orquestra Sinfônica com vários jovens que começaram nestes projetos. Hoje são mais de 12 mil jovens atendidos com aulas de música, é o nosso compromisso com uma cidade melhor”, disse o chefe do executivo.

O espetáculo também contou com a apresentação de oito núcleos do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, do qual a Banda Sinfônica Jovem também faz parte. As apresentações arrancaram aplausos do público, que vibrou com a participação dos alunos das escolas. “Este é um investimento feito pelo prefeito Marcus Melo no futuro de nossas crianças. Uma primeira semente plantada em nossos jovens”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

Os alunos das escolas municipais Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia e Antonio Pedro Ribeiro (Moralogia) abriram a programação. Na sequência, foi a vez do grupo dos alunos da EM Profª Wanda de Almeida Trandafilov, o Parque São Martinho e do Cempre Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba.

Também se apresentaram um grupo formado pelas escolas municipais Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico e da Profª Apparecida Ferreira Cursino, no Jardim Universo e outro com os alunos de três escolas: EM Cecília de Souza Lima Viana (Taiaçupeba), Antonio Pedro Ribeiro (Moralogia) e Dr. Álvaro de Campos Carneiro (Jundiapeba).

Banda Sinfônica

A Banda Sinfônica Jovem, sob a regência do maestro Lelis Gerson, e o cantor mirim João Vitor Mafra abriram sua apresentação com a música “Gostava tanto de você”, sucesso de Tim Maia. O repertório também contou com as canções “Fascinação”, “Ben”, “Carinhoso”, “De Janeiro a Janeiro” e “Trem Bala”. Ao final, os jovens músicos e João colocaram o público para dançar com “Whisky a go go”.

Encerrando o espetáculo, os músicos dos oito núcleos do projeto, que já haviam se apresentando desceram ao palco, para formar um grupo de 250 músicos, repetindo o sucesso do Desfile 1º de Setembro.  “É uma grande alegria estarmos aqui hoje, estamos desde maio a frente deste trabalho que está nos quatro cantos de Mogi das Cruzes. Recebemos um convite para estarmos em novembro no Rio de Janeiro apresentando este tarbalho no I Simpósio de Bandas “, disse o maestro Lélis Gerson, que coordena o projeto Pequenos Músicos.

A Banda é formada por 65 componentes, que realizam seus ensaios no Ciarte, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Educação. A novidade do grupo são as aulas individuais com professores específicos de cada instrumento. O grupo integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

Pela iniciativa, 11 mil alunos de 15 escolas municipais têm aulas de musicalização em período de aula e ensino sinfônico no contraturno. Oitenta profissionais, sendo 15 coordenadores e 65 monitores são responsáveis pelo ensino de música para as crianças da rede municipal de ensino. O projeto conta ainda com a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes formada pelos monitores do projeto e alunos que mais se destacam na Banda Jovem. (Kelli Correa Brito)