Aulas da rede municipal começam na segunda com pacote de investimento de R$ 50 milhões

03 de fevereiro de 2023

Os alunos das escolas e creches da rede municipal de ensino voltarão às aulas na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro. Para receber os estudantes, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, realizou um pacote de investimentos de cerca de R$ 50 milhões para a modernização das escolas e o avanço na qualidade de ensino oferecida às crianças mogianas.

“Preparamos cada detalhe para receber nossos alunos com toda a qualidade. Investimos em infraestrutura com novos mobiliários e equipamentos, tecnologia e inovação para garantir a modernização das escolas e creches da rede municipal”, disse o prefeito Caio Cunha. A rede municipal de ensino atende aproximadamente 47 mil alunos em 211 unidades escolares.

A Administração Municipal investiu mais de R$ 32,8 milhões na compra de kits de material escolar e uniformes, que estão sendo entregues nas unidades escolares. A entrega será programada e irá acontecer após o início das aulas.  Os kits de material escolar são formados por itens adequados para cada faixa etária. Pela primeira vez, será entregue um kit de uniforme escolar completo com uma camiseta, um blusão, duas calças, uma bermuda e dois pares de meia.

Devido à formação dos monitores e organização das oficinas, as oficinas do período integral do ensino fundamental irão começar no dia 27 de fevereiro. Neste ano, as atividades não serão mais realizadas em tendas, que passarão a ser utilizadas, a pedido de algumas unidades escolares, como sombreiro, um espaço para recreação e o intervalo dos alunos.

Novos livros e equipamentos
Todas as unidades escolares da rede municipal receberam um novo acervo de 150 mil livros com investimento de mais de R$ 6 milhões. Há mais de 10 anos, as escolas não recebiam novos exemplares. As escolas de educação de educação infantil receberam 500 exemplares e a mesma quantidade foi entregue para as unidades com ensino fundamental.

Antes do início das aulas, foram entregues 44 novos fogões e 3,5 mil carteiras e cadeiras, que renovaram o mobiliário de cerca de 100 salas de aula do ensino fundamental em 23 escolas de diferentes bairros da cidade. Estão na programação para este início de ano letivo a entrega de novas geladeiras e televisões, além de brinquedos. O investimento total nestes itens foi de R$ 2.595.470,65.

As escolas também receberão neste ano 4 mil chromebooks, que irão atender professores e alunos da rede municipal de ensino. O investimento é de R$ 9,4 milhões. “Estamos atualizando os equipamentos e ampliando nosso acervo para oferecer recursos adequados para o uso da tecnologia em sala de aula, que já faz parte da rotina de nossas escolas nesse momento depois da pandemia”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos.