Avança o processo de conquista de recursos para instalação de ecoponto em Cezar de Souza
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente está adotando todas as medidas necessárias para a instalação de um ecoponto em Cezar de Souza. Será o quarto equipamento do tipo em Mogi das Cruzes – ao lado dos ecopontos do Jardim Armênia, do Parque Olímpico e de Jundiapeba. A medida atende às diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Mogi das Cruzes, estabelecido pela Lei Complementar n° 103/13, que prevê a implantação de novos ecopontos visando o atendimento crescente da demanda da população.
No dia 13 de agosto, a deliberação n° 130, da Câmara Técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), indicou o projeto para financiamento com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Antes, o projeto básico e o termo de referência do ecoponto – que é a descrição técnica de sua função – já haviam sido submetidos à avaliação dos membros da Câmara Técnica, conforme deliberação nº 117, de 10 de fevereiro de 2021. O investimento no ecoponto será de R$ 500 mil.
Para a instalação do equipamento, a secretaria selecionou uma área localizada em uma das principais vias do bairro, a avenida Ricieri José Marcatto, no cruzamento com as avenida Capitão Arcílio Rizzi e Álvaro Ferreira. O local escolhido tem alta densidade populacional e fica localizado a cerca de um quilômetro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê – uma exigência da legislação. Além disso, o ponto era um local onde ocorriam descartes irregulares de lixo. Com o ecoponto, os moradores terão um espaço preparado para garantir a destinação correta aos materiais inservíveis.
A área prevista para implantação do ecoponto é de propriedade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do Governo do Estado, e possui 4,7 mil metros quadrados. Ela está inserida no empreendimento Conjunto Habitacional Mogi das Cruzes e já existe permissão para uso da Prefeitura para que seja implantado um Posto de Atendimento para Serviços Municipais.
A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo elaborou o projeto básico do ecoponto, que tem como objetivo facilitar a entrada e o descarte de materiais por parte dos cidadãos, com baias e pátio para manobra de veículos.

Outubro Rosa: Nogueirão sedia amistoso de futebol feminino entre União/Mogi e SPFC no sábado (25)

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para aulas de ginástica no Ginásio Paulo Kobayashi

Prefeitura leva treinamento sobre cuidado com idosos para motoristas de ônibus

Mirian Goldenberg movimenta Cemforpe com palestra sobre longevidade e qualidade de vida

Quatro bairros do distrito de Braz Cubas receberão neste sábado a Operação Cata-Tranqueira