Campanha de Vacinação Antirrábica começa na segunda-feira, dia 6 de agosto

06 de agosto de 2018

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Mogi das Cruzes começa nesta segunda-feira (06/08) e prossegue até o dia 12 de setembro. Neste período, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irão visitar 153 pontos da cidade para garantir a imunização de cães e gatos. A expectativa é vacinar cerca de 50 mil animais.

Nesta segunda, os primeiros locais visitados serão Jardim Margarida, Piatã I, Piatã II, Residencial Novo Horizonte, Parquelândia, Aruã e Ecopark. Na terça (07/8), os bairros serão Taboão/Itapeti, Moralogia e Beija-Flor. Na quarta (08/8), o trabalho será realizado no Quatinga, Chácara Guanabara e Barroso. Na quinta (09/8) será a vez de Taiaçupeba, com equipes em diferentes pontos do Distrito. Já na sexta (10/8), os técnicos estarão no Conjunto Santo Ângelo, Parque São Martinho, 9 de Julho, Varinhas e real Park Jundiapeba.  A programação completa da vacinação está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Veja todos as datas e locais de vacinação

A vacina contra a raiva é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de vida. Para a vacinação, não é obrigatório que o animal tenha algum documento e a principal orientação é para que os cães e gatos sejam transportados de maneira segura, tanto para os profissionais, como para a população em geral.

Os cães devem ser levados em guias e coleiras e os gatos devem ser transportados em caixas especiais, caixotes de papelão ou qualquer outro recurso que garanta a segurança do animal e dos profissionais.

A raiva é transmitida por meio de vírus que, quando acomete os animais, é quase sempre fatal. A doença atinge também os humanos que têm contato com a saliva com o bicho infectado. “A vacinação antirrábica é muito importante e os proprietários precisam estar atentos para garantir a proteção anual necessária”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A dose estará disponível também no Centro de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O endereço é Estrada de Santa Catarina, número 2.540, em Cezar de Souza.

Informações pelo telefone 4792-8585.