Capacitação para servidores iniciará elaboração do PPA 2026-2029 e demais leis orçamentárias
Secretaria de Finanças


A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, iniciará, na próxima quinta-feira (15/05), os preparativos para elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026, com uma capacitação para servidores de todas as áreas da administração municipal, incluindo autarquias (Semae e Iprem) e Câmara.
O treinamento começará às 10h, e será realizado na Sala de Licitações da Prefeitura. A participação será exclusiva para servidores inscritos e previamente indicados pelos respectivos setores da administração, e que posteriormente integrarão um grupo de trabalho para elaboração do PPA, incluindo a participação nas audiências públicas.
O PPA é a primeira etapa do planejamento financeiro e orçamentário de um período de quatro anos. Trata-se de um resumo de todas as metas que a Prefeitura realizará, sejam elas atividades contínuas ou projetos de investimento. Tudo é detalhado em forma de programas e ações, contemplando estimativas de receitas e despesas.
A elaboração do documento incluirá a realização de audiências públicas – que ainda serão agendadas e divulgadas com antecedência. Após a conclusão, o projeto do PPA deverá ser remetido à Câmara Municipal até 31 de agosto, para apreciação e votação dos vereadores.
“A capacitação é uma forma de fortalecer a qualidade do planejamento público e promover uma gestão fiscal mais eficiente. E as audiências públicas atendem a uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda promovem transparência e estimulam a participação popular na construção de importantes políticas públicas”, afirma o secretário municipal de Finanças, Robson Senziali.
Posteriormente, com base no Plano Plurianual, o município elabora, todos os anos, a LDO, que estabelece parâmetros para cumprimento do que está no PPA. Por fim, a Lei Orçamentária Anual (LOA) especifica valores (receitas e despesas) para os objetivos traçados na LDO.
Componentes do PPA
O Plano Plurianual é composto de diretrizes, objetivos e metas. As diretrizes são os resultados gerais que a administração quer alcançar. Cada diretriz é composta por um ou mais programas.
Os objetivos expressam a vontade de solucionar as demandas, carências ou problemas do município. Cada objetivo corresponde a um Programa de Governo, que por sua vez é composto de uma ou mais ações.
Por fim, as metas apresentam a quantificação do que será feito (meta física) e o investimento (meta financeira) em cada ação dos programas.

Manutenção preventiva suspenderá temporariamente abastecimento de água na terça-feira (22)

Prefeitura inaugura Centro de Lutas e Artes Marciais do Ginásio Tuta e abre inscrições para aulas gratuitas

Prefeitura apresenta sistema que dará agilidade e transparência na prestação de contas de entidades

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário