Cemitérios já recebem adequações necessárias para receber o público do Dia de Finados
Gabinete
Interdições no entorno dos cemitérios, comércio de velas, flores e itens alimentícios são algumas das alterações feitas pela Prefeitura
A Prefeitura de Mogi das Cruzes já deu início nesta quinta-feira (31/10) às adequações necessárias para receber o público do Dia de Finados, que será oficialmente neste sábado (02/11). As interdições no entorno dos cemitérios, importantes para facilitar a locomoção das pessoas com segurança, já começaram a ser feitas nesta quinta e serão repetidas nesta sexta-feira e também no sábado.
No Cemitério São Salvador, as interdições são feitas na rua Senador Dantas, entre as ruas Julio Prestes e Carmela Dutra e na rua Julio Prestes, entre a Otto Unger e a Senador Dantas. A alternativa para quem vem da avenida Antonio Nascimento Costa é a rua Francisco Borges Vieira.
Já no Cemitério da Saudade, as interdições acontecem na rua Capitão Joaquim de Mello Freire, entre a rua José de Carlo e José Pedro Naure e na rua José de Carlo, entre a Capitão Joaquim de Mello Freire e a Francisco Rodrigues Passos. Em todos os dias, as mudanças têm início às 5h20 e se estendem até as 18h30.
As intervenções no trânsito são feitas e monitoradas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Onde elas ocorrem, foram implantadas placas de orientação e há também agentes de trânsito, para orientar o público.
O comércio no entorno dos cemitérios também passou por adequações em função da data. No Cemitério São Salvador, o público conta com 14 barracas comercializando velas, flores e itens alimentícios. Já no Cemitério da Saudade, serão quatro, com os mesmos itens. A seleção dos empreendedores é feita antecipadamente, mediante chamamento conduzido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.
A expectativa é receber cerca de 100 mil pessoas ao longo desses três dias, porém é importante frisar que a presença de visitantes depende de fatores como o clima (ocorrência ou não de chuva), que pode afetar o comparecimento de familiares e amigos aos cemitérios.
Vale lembrar que, durante esses três dias, não é permitido fazer trabalhos de manutenção em sepulturas, como construção, reforma, pintura e limpeza. Os serviços podem voltar a ser feitos normalmente a partir deste domingo (03/11). A medida é adotada todos os anos pela Prefeitura, para evitar transtornos dado o aumento de visitantes nesse período.
Para facilitar a visita aos cemitérios São Salvador, Saudade e Sabaúna, é possível encontrar a localização exata das sepulturas acessando o site da Prefeitura. O acesso é rápido: basta digitar o nome completo de quem deseja e o sistema oferece o local exato em que a pessoa está sepultada. A consulta também poderá ser feita durante o feriado na administração dos cemitérios.
Clique aqui para acessar o serviço de localização de sepulturas
O Cemitério da Saudade, no distrito de Braz Cubas, é hoje o maior da cidade, com mais de 15 mil sepulturas, além de 340 sepulturas de crianças e 3.529 nichos/sepulcros de permissão e de concessão. O Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, possui 9,8 mil sepulturas. Já o Cemitério de Sabaúna conta com 400 sepulturas. Em 2024, houve 2.149 sepultamentos, 1.743 exumações e 133 pedidos de traslados nos três cemitérios. O horário de funcionamento dos cemitérios é das 8h às 18h.
Fundo Social de Mogi das Cruzes recebe 506 litros de leite em campanha do Inter Mogi
Semae realiza 26 mil análises mensais para garantir qualidade da água distribuída em Mogi das Cruzes
Ginásio Tuta recebe Clínica de Futsal para crianças neste sábado e inscrições estão abertas
Prefeitura dá início ao segundo grande mutirão de zeladoria no bairro do Botujuru
Prefeita vistoria novas ambulâncias cedidas para o Samu e anuncia presidente do Consórcio