Centro de Controle de Zoonoses de Mogi sedia treinamento regional sobre aplicação de inseticidas
Secretaria de Saúde e Bem-Estar


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Mogi das Cruzes sediará, nesta quinta-feira (24/07), um importante treinamento voltado aos profissionais dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) de toda a região do Alto Tietê. A iniciativa tem como foco a técnica de aplicação residual de inseticidas, uma estratégia complementar e eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Cada município participante será representado por quatro funcionários, que receberão capacitação teórica e prática sobre a modalidade de borrifação residual. Essa técnica, reconhecida por sua alta eficácia na redução da densidade populacional do mosquito, também contribui para minimizar o contato humano com os vetores e prevenir a transmissão de arboviroses urbanas.
As atividades práticas acontecerão nas dependências do próprio Centro de Controle de Zoonoses de Mogi, na Vila São Francisco, que cedeu o espaço para a realização do treinamento. A aplicação residual é especialmente indicada para imóveis especiais e desocupados, fortalecendo as ações de vigilância e controle na região.
O diretor da Vigilância em Saúde, Jefferson Leite, destaca a importância da iniciativa para reforçar o compromisso das autoridades de saúde em fortalecer as estratégias de controle do vetor, promovendo ações integradas e qualificadas para a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito. “A capacitação contínua dos agentes de endemias é fundamental para aprimorar as práticas de combate ao Aedes aegypti, garantindo uma resposta mais eficiente e protegendo a saúde pública de toda a comunidade”, explica.

Prefeita Mara Bertaiolli vistoria creche na Estrada do Beija-Flor e destaca ampliação de vagas para a região

Parque da Cidade recebe edição especial da Rua Mais Feliz neste domingo

Seu Amigo Pet acontecerá no Conjunto Jefferson e prorroga inscrições para castração até terça-feira, dia 29

Jornada do Patrimônio promove três dias de programação artística gratuita em Mogi das Cruzes

Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras realiza treinamento com drones no Parque Centenário