Cidadania Itinerante retorna à cidade na primeira semana de janeiro e atende cinco bairros até sábado
Secretaria de Assistência Social
Projeto é trazido ao município numa parceria com o Estado e visa facilitar o acesso de comunidades a serviços essenciais




Mogi das Cruzes vai receber, entre os próximos dias 2 e 6 de janeiro, as primeiras edições de 2024 do projeto Cidadania Itinerante. Desta vez, o mutirão atenderá um bairro a cada dia e serão contemplados Biritiba Ussu, Jardim Piatã, Jardim Margarida, Chácara Guanabara e, por fim, o Botujuru. Trata-se de um projeto promovido pelo Governo do Estado e trazido ao município em parceria com a Secretaria Municipal de Assistênci Social, com o objetivo de facilitar o acesso de comunidades e regiões de vulnerabilidade a serviços essenciais, de forma gratuita.
Na próxima terça-feira (02/01), primeiro dia do mutirão, o local de atendimento será a Paróquia Santa Cruz, na rua Maestro João Manoel do Nascimento, em Biritiba Ussu. Já na quarta (03/01), o projeto estará na Esola Municipal Cleonice Feliciano, na rua Guaratinga, número 400, no Jardim Piatã. Na quinta-feira (04/01), será a vez de atender a comunidade do Jardim Margarida, na Escola Municipal Sônia Brasil de Siqueira Andreucci, situada à rua Fátima, número 62. Sexta-feira (05/01), o mutirão estará na Escola Municipal Professora Cenira Araújo Pereira, na rua São Paulo, 250, Chácara Guanabara e o último mutirão, no sábado (06/01), será no CEMPRE José Limongi Sobrinho, na avenida Felipe Sawaya, número 595, no Botujuru.
Em todos os dias de mutirão, o atendimento será das 9h às 17 horas. Serão prestados serviços como agendamento para 2.ª via do RG e CNH, emissão da 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito; 1.ª e 2.ª vias do CPF; 2ª via de título eleitoral, carteira de trabalho digital, atestado de antecedentes criminais, registro de boletim de ocorrência, entrada no seguro-desemprego e elaboração de currículo.
A população também terá acesso a serviços prestados na Central de Cadastro Único e unidades do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Assim, pelo município, será possível se cadastrar ou então atualizar seus cadastros junto ao CadÚnico, obter informações sobre programas e benefícios como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC/ LOAS) e também orientações sobre direitos da mulher, da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente, entre outros.
O Cidadania Itinerante é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, que visa facilitar o acesso das comunidades a serviços essenciais e orientações relacionados à promoção da cidadania e à garantia de direitos individuais.
O programa já esteve na cidade em cinco outras ocasiões. Na primeira, em agosto de 2022, atendeu o distrito de Jundiapeba. Já na segunda, em fevereiro de 2023, esteve no Jardim Aeroporto I. Em julho deste ano, fez-se presente por três dias no Residencial Novo Horizonte e depois, ainda no mesmo mês, atendeu a população da Vila Nova União. Em novembro de 2023, atendeu a comunidade do Conjunto Jefferson da Silva. Os locais de atendimento são definidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, conforme índices populacionais e de vulnerabilidade, com prioridade para regiões afastadas da área central.
Cidadania Itinerante em Mogi das Cruzes
Biritiba Ussu - 2 de janeiro
Horários: 9h às 17h
Local: Paróquia Santa Cruz
Endereço: Rua Maestro João Manoel do Nascimento, s/nº
Jardim Piatã - 3 de janeiro
Horários: 9h às 17h
Local: Escola Municipal Cleonice Feliciano
Endereço: Rua Guaratinga, 400
Jardim Margarida - 4 de janeiro
Horários: 9h às 17h
Local: Escola Municipal Sônia Brasil de Siqueira Andreucci
Endereço: Rua Fátima, 62
Chácara Guanabara - 5 de janeiro
Horários: 9h às 17h
Local: Escola Municipal Professora Cenira Araújo Pereira
Endereço: Rua São Paulo, 250
Botujuru - 6 de janeiro
Horários: 9h às 17h
Local: CEMPRE José Limongi Sobrinho
Endereço: Avenida Felipe Sawaya, 595

Saúde amplia atendimento humanizado a pacientes TEA no Hospital Municipal e Pronto Atendimentos

Secretaria de Habitação Social conclui mais uma etapa da regularização fundiária em Jundiapeba

Mutirão de Empregos reúne cerca de 500 pessoas no prédio II da Prefeitura de Mogi

Museus de Mogi das Cruzes recebem público de mais de 20 mil pessoas no 1º semestre de 2025

Professores dos projetos musicais da rede municipal participam de formações em julho