Cuidados de prevenção ao novo coronavírus devem ser mantidos

28 de julho de 2020

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está reforçando as orientações sobre cuidados que devem ser adotados na rotina de prevenção ao novo coronavírus. Três regras básicas não podem ser esquecidas: higienizar as mãos com frequência, manter o distanciamento social e utilizar máscara.

“Os últimos índices atingidos pela cidade estão permitindo que Mogi das Cruzes se mantenha na fase amarela e avance com novas liberações, mas os cuidados pessoais devem ser mantidos sem descuido por todos”, afirma o prefeito Marcus Melo.

Desde segunda-feira (27), está liberado o funcionamento dos cursos de dança, idiomas, música e cursos livres. Para funcionar, é preciso atender a uma série de exigências, como abrir apenas por 6 horas por dia, ter só 40% da capacidade, estabelecer intervalos entre as turmas e distanciamento de 1,5 metro, fazer a sanitização e higienização do local, além do uso obrigatório de máscara.

Desde o início da pandemia, a administração municipal tem adotado uma série de medidas para conter o avanço da contaminação e garantir atendimento médico necessário. Uma das principais ações foi a criação do Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal, em Braz Cubas, com Pronto Atendimento, exames e internação para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. A retaguarda de internações em enfermaria é feita pelo Hospital de Campanha.

Até segunda-feira (27/7), Mogi das Cruzes registrou 18.252 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 3.604 foram confirmados positivos, 12.757 foram descartados (testes negativos ou sem necessidade de coleta) e 1.891 aguardam resultados de exames. Infelizmente, 236 pacientes foram a óbito.

O isolamento ainda é indicado, mas quem precisa sair de casa para trabalhar ou fazer compras deve manter uma rotina de cuidados e usar a máscara facial, obrigatória para circulação na cidade desde o início de maio. Outros cuidados que devem ser adotados na rotina são lavar as mãos periodicamente ou higienizá-las com álcool gel e manter a etiqueta respiratória, cobrindo a tosse ou espirros e utilizando lenços de papel descartável.

Cuidados permanentes para prevenir o Covid-19:
- Use máscara;
- Lave as mãos com frequência;
- Mantenha distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas;
- Saia sempre com álcool gel;
- Se possível, fique em casa;
- Procure atendimento médico se tiver febre e outros sintomas como tosse, dor de garganta, coriza e perda de olfato e paladar.