Defesa Civil de Mogi das Cruzes disponibiliza novo Sistema de Alerta de chuvas para a população
Secretaria de Segurança




A Defesa Civil de Mogi das Cruzes implantou um Sistema de Alerta para a população de Mogi das Cruzes. O serviço trará informações sobre as chuvas, pontos de atenção e orientações específicas para regiões afetadas na cidade. Para ter acesso, os mogianos devem se cadastrar via SMS, enviando uma mensagem para o número 40199, e informando o seu CEP. A mensagem é gratuita.
O serviço é semelhante ao realizado pelo órgão do Estado, mas a Defesa Civil de Mogi das Cruzes enviará alertas específicos para os bairros e regiões de Mogi das Cruzes, de acordo com as informações das previsões climáticas.
“Estamos vivendo um período crítico, com volumes de chuva muito elevados, em curtos espaços de tempo. O objetivo do novo serviço de alerta é que as informações cheguem de forma mais rápida e eficiente para a população de Mogi das Cruzes, permitindo que os moradores possam se prevenir”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli, que acompanha os desdobramentos das chuvas do último final de semana.
Somente nos últimos três dias, Mogi das Cruzes registrou 164,9 mm de chuva, o que significa mais da metade do total previsto para o mês inteiro na cidade. Como comparação, no mês de fevereiro de 2024, o índice de chuva foi de 239,8 mm durante todo o mês.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes solicitou reforço da Defesa Civil do Estado e, dentro da Operação Verão, mantém o monitoramento dos pontos mais críticos cidade. Neste trabalho, ações prioritárias estão sendo feitas em bairros como o Jardim Aeroporto, Santos Dumont e Jardim Layr. Estes bairros margeiam o Córrego Oropó, que transbordou. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos segue trabalhando no local para desobstruir o córrego e ampliar sua capacidade de drenagem.
Até o momento, cinco famílias, totalizando 20 pessoas, estão desabrigadas e foram encaminhadas para alojamento temporário da Prefeitura Municipal, com o suporte da Guarda Civil Municipal e de agentes sociais. Dezenas de outras famílias estão sendo atendidas com doações do Fundo Social e equipe de Assistência Social.
Ainda no final da tarde de sábado (01/02), o Fundo Social de Mogi iniciou uma campanha para a arrecadação de água potável, itens de higiene pessoal para adultos e crianças (incluindo fraldas descartáveis) e produtos de limpeza (água sanitária, detergente e sabão em pó). As doações podem ser entregues no Tiro de Guerra ou na sede do Fundo, localizado na Prefeitura de Mogi das Cruzes. O atendimento acontece das 9h às 17h30.
Além disso, na tarde desta segunda-feira (03/02), uma equipe do Programa de Saúde da Família do Jardim Aeroporto II estará na área mais atingida pelos alagamentos, com médico e equipe de saúde para visita e orientação necessária aos moradores.
Outras ocorrências
Com as chuvas do final de semana, também foram registradas ocorrências de alagamentos e inundações nos distritos de Jundiapeba e Quatinga, além do Pindorama. A administração municipal também atendeu solicitações referentes a quedas de árvores no Conjunto São Sebastião, Rodeio, Taiaçupeba, Conjunto Nova Bertioga, Taboão e Parque Santana.
Também foi registrado um deslizamento em uma encosta de área verde na rua Guarapiranga, no Jardim Layr. O local foi isolado e o deslizamento não atingiu residências, nem deixou feridos.
Para registros de ocorrências ou situações de emergências, a população pode entrar em contato com Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As ligações são gratuitas e os telefones estão disponíveis 24 horas por dia.

Climatempo prevê onda de calor em São Paulo de 12 a 21 de fevereiro; Semae recomenda economia de água
Saúde terá sete postos de saúde com horário estendido até 19 horas, a partir de segunda-feira (17)
Posto de Saúde de Braz Cubas tem atendimento prejudicado após furtos de cabos de energia elétrica

Mais seis famílias que viviam em áreas de risco recebem chaves da casa própria em Cezar de Souza

Prefeitura regulariza pendências, retoma obras e cobra agilidade na conclusão da rotatória em Cezar de Souza