Dia das Crianças terá edições especias do Bairro Feliz, lazer nos parques e opções culturais

Secretaria de Esportes e Lazer

10 de outubro de 2018

Os mogianos que permanecerem na cidade durante o feriado do Dia das Crianças terão boas opções de lazer e diversão oferecidas pela Prefeitura. Os parques Centenário e Leon Feffer funcionarão normalmente, das 8h às 18h, e devem receber grande público. Nos dois parques, haverá edições especiais do projeto Bairro Feliz em comemoração ao Dia das Crianças. Os eventos acontecerão, das 10 às 14 horas.

No Parque Centenário, estarão disponíveis os brinquedos tradicionais do Bairro Feliz, além da Escola Mirim de Trânsito, Plantio e Doação de Mudas de Árvores e visita ao Museu do Centenário da Imigração Japonesa. A Banda Sinfônica do Cempre Professor José Limongi Sobrinho também se apresentará no Parque Centenário.

Os brinquedos também estarão no Parque Leon Feffer. O local também contará com clínicas de Futsal, Basquete e Vôlei, visita ao viveiro de mudas, plantio de árvores e doação de mudas. A Banda Sinfônica do Cempre Oswaldo Regino Ornellas fará uma apresentação especial para o público.

O programa Bairro Feliz é uma iniciativa que leva lazer e serviços gratuitos a bairros de todas as regiões da cidade. Além da Prefeitura, também temos a participação de parceiros, como a Polícia Civil, o Sebrae, a OAB, entre outros. Nestes dois anos, foram 44 edições, que atenderam 91,6 mil pessoas.

O Parque Centenário fica na avenida Francisco Rodrigues Filho, s/n, em Cezar de Souza. Já o Parque Leon Feffer está localizado na avenida Valentina de Mello Freire Borentein, 645, em Braz Cubas.

Viveiro de Mudas

Também no Parque Leon Feffer, outra opção de lazer e apreendizado é o Viveiro de Mudas, que foi reaberto este ano e teve sua capacidade aumentada, com vários programas de interesse ao público. Um deles é o Circuito Escola, voltado para grupos, pessoas e escolas, que promove apresentações sobre plantio de sementes e mostra um simulador de erosão (que recria em pequena escala a ação das chuvas em áreas desmatadas e comparativamente sobre as áreas florestadas). Outra atividade é o plantio de mudas germinadas a partir de tubetes -- processo de transplantio para recipientes maiores com objetivo de “engordar” as mudas para aumentar o porte e plantio nas ruas e praças.

O Circuito Escola funcionará no Dia das Crianças e as pessoas que forem ao local também poderão retirar mudas para serem plantas em casa. Para isso, elas recebem orientação prévia de técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, com dicas sobre irrigação, luz e o espaço necessário para que cresçam corretamente.

O viveiro tem ainda um espaço de sistema agroflorestal, que é utilizado para recuperação de áreas degradadas. Ele consiste no plantio de árvores nativas ao lado de verduras, leguminosas e frutas. O princípio é enriquecer o solo com nutrientes, adubar naturalmente e melhorar a qualidade da produção. Para manter o solo úmido, a sintropia usa cobertura de folhas e material decomposto da própria plantação.

Opções culturais

Também há opções culturais para quem ficar na cidade durante este feriado. No Centro Cultural de Mogi das Cruzes, por exemplo, fica aberta até este sábado (13/10) a exposição “Eternal Love - Immortal Art”, feita por tatuadores.O objetivo da exposição é mostrar a essência artística de diversos tatuadores, com suas principais influências. A mostra tem curadoria de Andressa Bernardes e é realizada pelo Studio Bulldog Tattoo Shop. São, ao todo, 15 obras, com uma seleção de múltiplas manifestações de estilos de tatuagem que fazem parte do dia a dia da população.

Outro evento cultural que vai acontecer neste sábado (13/10) é a 4ª edição do Prêmio Jovem da Música Mogiana, antigo FEEM, a partir das 20 horas, no Theatro Vasques. O festival tem por obejtivo estimular o fazer artístico e as produções juvenis e amadoras de música na cidade, além de promover a integração entre os jovens, contribuir para a formação de público consumidor de arte e incentivar as práticas artísticas de forma geral. Neste ano, 28 canções foram inscritas por 21 artistas/bandas e, desse total, 14 foram habilitadas.

Neste sábado, as canções selecionadas serão apresentadas diante do júri e os vencedores já serão escolhidos. Receberão troféus aqueles que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar e também os que vencerem as categorias melhor arranjo, melhor composição autoral e melhor torcida.

Durante o feriado, todos os serviços essenciais da Prefeitura funcionarão. (Luiz Maritan, Marco Aurélio Sobreiro e Lívia Moraes de Sá)