Educação cria Brigada da Pandemia na Escola para garantir retorno presencial seguro

Secretaria de Educação

07 de maio de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade
Brigada da Pandemia na Escola tem como objetivo de garantir o efetivo cumprimento das medidas previstas no Protocolo de Segurança Sanitária (Comunicação/PMMC)

A Secretaria Municipal da Educação de Mogi das Cruzes instituiu a Brigada da Pandemia na Escola, com o objetivo de garantir o efetivo cumprimento das medidas previstas no Protocolo de Segurança Sanitária na retomada das atividades educacionais presenciais. A brigada foi instituída por resolução publicada no dia 4 de maio (veja o documento em PDF no final do texto).

A instituição da Brigada em cada escola já havia sido apontada, em reuniões anteriores, como uma ação fundamental para garantir o retorno seguro. Para a formação mais densa dos servidores em relação aos protocolos sanitários, a Secretaria apontou a necessidade de que cada escola tenha pelo menos três servidores na brigada indicados até o dia 14 de maio.

Cada unidade pode definir mais servidores para essa composição. “Precisaremos ter pelo menos um ‘agente monitor’, um ‘ponto focal interno’ e um ‘ponto focal externo’, nos termos da resolução”, explica o secretário-adjunto Caio Callegari. “Apontamos a importância de instituir tais grupos até sexta-feira da semana que vem (14/05), para que possamos realizar as formações na semana do dia 17 de maio”, completa.

Com isso, a formação da Brigada da Pandemia nas Escolas conforme a legislação vigente passa a ser dever das unidades escolares municipais para o retorno presencial. 

Ela deve ter, em sua composição, pelo menos um servidor designado como agente monitor, para acompanhar e garantir o cumprimento do protocolo sanitário para a educação; um servidor para atuar como ponto focal Interno, na função de orientar os profissionais e os alunos quanto aos protocolos e as medidas necessárias de isolamento, quando identificados casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; e um servidor para atuar como ponto focal externo, a fim de comunicar-se com as famílias e reportar ações aos equipamentos de saúde.

A Brigada atuará na organização, monitoramento e planejamento de retomada das atividades presenciais, considerando o distanciamento social, a higiene pessoal, a limpeza e higienização dos ambientes; a comunicação entre familiares e responsáveis sobre o Protocolo e procedimentos da retomada; o monitoramento das condições de saúde e ausência dos alunos; a notificação de casos suspeitos e os cuidados especiais no transporte escolar.