Educadores da rede municipal finalizam curso no Parque das Neblinas

06 de julho de 2015

No último sábado (04/07), aconteceu o encerramento do curso Conhecendo a Mata Atlântica, uma parceria entre o Instituto Ecofuturo e a Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. A atividade no Parque das Neblinas reuniu os professores da rede municipal que participaram do curso. Inicialmente, os educadores passaram por formação e depois levaram seus alunos para vivências no parque, como trilhas, observação da fauna e flora, dinâmicas e reprodução dos cenários antes e depois da visita.

Na escola, os professores desenvolveram atividades com a produção de gráficos, confecção de jogos, trilhas, dramatização, roda de conversa, leituras diversas, dinâmicas, árvores dos sentimentos, poemas, observação do espaço escolar, exposição, cartazes, releituras, modelagem, entre outras. Foram atendidos 297 alunos das escolas municipais Prof. Rodolpho Mehlmann, Prof. Sérgio Hugo Pinheiro, João Antonio Batalha, Dom Paulo Rolim Loureiro, Profª Cecília de Souza Lima Vianna, Profª Eunice de Almeida (rural), Prof. João Gualberto Mafra Machado e o CEIm Jornalista José de Moura Santos.

"No encerramento, socializamos as atividades entre professores, monitores, orientadores do parque e Escola Ambiental, onde todos estavam emotivos e motivados na tradução das experiências do poder de transformação da educação de forma consciente e humana", disse a coordenadora da Escola Ambiental, Angélica Lucas Bezerra. As formadoras foram Michele Martins, analista de projetos, Juliana Coutinho, diretora do Instituto Mata Atlântica ... Cultivando Diversidade e coordenadora do Plano de Manejo da Palmeira Juçara e Julia de Lima Krahenbuhl, analista de Projetos Ambientais do Programa Reservas Ecofuturo. (KCB)