Equipamentos de fiscalização eletrônica voltam a operar nesta quarta-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

25 de maio de 2021

Os equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito voltam a operar nesta quarta-feira (26/05), em Mogi das Cruzes. Durante a primeira semana, o funcionamento será orientativo, sem a emissão de autuações aos motoristas.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes já implantou a sinalização indicativa sobre a existência dos radares em todas as vias que contam com o serviço. Além disso, faixas também serão colocadas para alertar os condutores. O objetivo é ter transparência no funcionamento dos radares.

A definição dos locais que receberam os equipamentos de fiscalização eletrônica foi feita mediante análise técnica da Secretaria Municipal de Transportes. Os levantamentos levaram em conta as características das vias, os riscos para pedestres e motoristas e o número de acidentes registrados nos locais. A pasta também realizou uma ampla análise do contrato de fiscalização.

“Muitas pessoas confundem o funcionamento de radares com arrecadação, mas eles são equipamentos de segurança para a população. De acordo com pesquisas internacionais, cerca de 97% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, principalmente o excesso de velocidade. Este é um problema que é combatido também pela fiscalização eletrônica, aumentando a segurança dos próprios condutores, dos ciclistas e dos pedestres”, explicou a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.

A secretária destacou ainda que, por uma decisão da atual administração municipal, o radar estático, popularmente conhecido como “móvel”, não será utilizado para autuação de motoristas. Ele será voltado, quando necessário, para ações de engenharia de tráfego, com contagem de veículos e estatísticas.

Os equipamentos que passam a funcionar nesta quarta-feira fazem parte da primeira etapa do novo contrato de fiscalização eletrônica em Mogi das Cruzes. Ela compreende aparelhos para controle de velocidade, para fiscalização em passagem em semáforo vermelho, fiscalização de restrição de circulação e barreiras educativas, que não multam (veja relação detalhada abaixo).

As barreiras educativas, que não autuam, estarão instaladas na rodovia Pedro Eroles 1.060 (Mogi-Dutra) sentido centro-bairro, na avenida Lourenço de Souza Franco 1.215 (sentido centro-bairro), 1.231 (sentido bairro-centro), 2.265 (sentido bairro-centro) e 2.442 (sentido centro-bairro) e na avenida Guilherme George 2.336 (nos dois sentidos).

A fiscalização eletrônica faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para melhorar a segurança viária no município. Os trabalhos compreendem ações integradas de sinalização, fiscalização, engenharia de tráfego e educação para o trânsito.

As ações estão apresentando resultados positivos neste início de ano. Considerando o primeiro quadrimestre, houve uma redução de 12,5% no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias municipais em 2021 com relação a 2020, de acordo com dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado.

“A prioridade deste trabalho é proporcionar mais segurança viária para a população de Mogi das Cruzes e salvar vidas. Para isso, são utilizados vários parâmetros estatísticos, além do sistema Infosiga, o que permite uma visão mais ampla sobre os pontos de maior registro de acidentes e as características destas ocorrências. Junto a isso, é feito todo um trabalho técnico e de engenharia de tráfego, com ações preventivas, buscando a redução de acidentes nos locais identificados como sendo de potencial ou risco para a ocorrência de acidentes”, afirmou Cristiane Ayres.

Maio Amarelo

A educação para o trânsito também tem destaque nas ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Durante todo este mês, por exemplo, estão sendo realizadas diversas iniciativas, dentro do Movimento Maio Amarelo.

Prédios importantes da cidade e monumentos estão iluminados com luzes amarelas. Outra ação é a distribuição de máscaras, material informativo e mudas de árvores cujas flores são amarelas em locais como a praça Sacadura Cabral, o largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, os Terminais Central e Estudantes e cruzamentos na região central, no bairro do Socorro e nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba. Também foram implantadas faixas em pontos de grande movimentação de pessoas.  Ônibus do sistema municipal de transporte coletivo estão circulando com mensagens voltadas à segurança viária e mídias são apresentadas no sistema interno dos veículos.

Mogi das Cruzes também receberá o Projeto Educa, em uma parceria entre a Prefeitura e o Observatório Nacional de Segurança Viária. A iniciativa disponibiliza material didático para os estudantes sobre educação para o trânsito, com livros para os estudantes e professores. O projeto-piloto em Mogi das Cruzes será realizado com os alunos do Ensino Fundamental II do Cempre Benedito Ferreira Lopes.

O Maio Amarelo em Mogi das Cruzes será finalizado no dia 31 de maio, com a premiação do Concurso Mobilidade e Educação “Caminho Seguro para a Escola”, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Transportes e de Educação, voltada para alunos das redes municipal, estadual e particular.