Equipes da Prefeitura retiram 70 toneladas de material em rescaldo da chuva

Secretaria de Infraestrutura Urbana

14 de janeiro de 2022

As equipes da Prefeitura estão dando continuidade nesta sexta-feira (14/01) aos trabalhos de rescaldo da forte chuva que atingiu a cidade na tarde da última quinta-feira. Os serviços tiveram início assim que a chuva perdeu intensidade e, ao todo, foram cerca de 70 toneladas de lixo e material proveniente de descarte irregular retiradas de vias e espaços públicos da cidade.

Foram registrados 57,8 milímetros de chuva em menos de uma hora, um índice considerado altíssimo. Com a equipe de fiscalização já mobilizada para este período de chuvas, os pontos mais críticos foram rapidamente identificados e atendidos. Ontem, as equipes trabalharam de forma mais concentrada em locais como a Vila Natal, Centro, Braz Cubas e Vila Oliveira. Também foram mapeados outros pontos que estão sendo atendidos nesta sexta-feira, como Ponte Grande, Jundiapeba e Mogi Moderno.

Os serviços consistem na remoção de detritos que são arrastados pelas águas da chuva e acabam acumulados em pontos de baixada. São materiais como lixo, pedra, ferro, materiais eletrônicos, madeira, restos de entulho, roupas, sacarias de coleta domiciliar, terra e barro.

Boa parte do material retirado provém de descartes irregulares feitos pela população. Por isso, a Prefeitura reforça o pedido de conscientização aos munícipes, para que façam o descarte da maneira adequada, com a estrutura que a Administração já disponibiliza para isso. Ao flagrar alguém descartando material de forma irregular, o cidadão também pode e deve registrar denúncia, pelo telefone 153.

A orientação da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana é para que não sejam descartados em vias e espaços impróprios materiais como garrafas de plásticos, isopor e madeira, que são facilmente arrastados pela enxurrada e obstruem o sistema de drenagem. Outra orientação é não jogar entulho nos terrenos e margens de córregos.

Para isso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, além da coleta de lixo domiciliar, disponibiliza gratuitamente três Ecopontos (Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba) para que os moradores possam descartar material inservível, sem comprometer o meio ambiente e sem causar obstrução nos córregos e, consequentemente, inundações.

Além disso, em todos os sábados é realizada a Operação Cata-Tranqueira, que percorre diferentes bairros, coletando e dando a destinação correta para móveis antigos e materiais sem serventia. A programação fica sempre disponível para consulta pública, no site da Prefeitura.

Os trabalhos de rescaldo fazem parte da Operação Verão, realizada entre os meses de dezembro e março. A ação é coordenada pela Defesa Civil e tem a participação de toda a estrutura da administração municipal, além de órgãos estaduais e empresas concessionárias. Durante este período, o atendimento a urgências e emergências causadas pelas precipitações são prioridades para toda a estrutura da Prefeitura e órgãos de atendimento participantes.

O acompanhamento das áreas de risco também é intensificado. A Defesa Civil de Mogi das Cruzes mantém contato contínuo com a Defesa Civil do Estado, para o acompanhamento das condições climáticas e para o planejamento de ações.

Além nos trabalhos neste período, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana realizada durante todo o ano serviços de manutenção do sistema de drenagem. As ações consistem em roçada de valas de drenagem e das margens de córregos, desobstrução de galerias de águas pluviais, desobstrução de valas de drenagem e córregos assoreados, manutenção e reforma nos equipamentos do sistema de drenagem, desobstrução e limpeza de bocas de lobo. Também fazem parte do trabalho a implantação de galerias, bocas de lobo, bocas de leão e poços de visita, além da manutenção de muros de arrimo.