Estrada Jinichi Shigueno recebe trabalho de manutenção do pavimento para melhoria das condições de tráfego

Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria

04 de julho de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vem realizado, nas últimas semanas, um grande trabalho de recuperação do pavimento da Estrada Jinichi Shigueno, que liga a rodovia Mogi-Salesópolis à Vila da Prata. O trabalho já foi responsável pela execução de um trecho de quase 2 quilômetros até o momento, com 401 toneladas de material aplicado e 36 viagens de material. A fresa consiste na aplicação de material oriundo da raspagem do asfalto antigo, que é aplicado na via e proporciona boas condições de tráfego aos motoristas.

“Estamos trabalhando na Jinichi Shigueno e também realizamos a manutenção periódica em todas as estradas vicinais de Mogi das Cruzes. A prefeita Mara Bertaiolli realiza reuniões semanais de zeladoria conosco e é enfática ao determinar que a cidade esteja sempre com a manutenção em dia. Isso vale também para as estradas vicinais, que existem por toda a cidade e são vitais para a economia da cidade”, explica o secretário Joaz Batista.

Os serviços estão sendo executados nas principais vias rurais da cidade, com o intuito de garantir estabilidade de solo e boas condições de trafegabilidade e segurança para os usuários. Também são fundamentais para o escoamento da produção agrícola da cidade e atendem a uma das principais demandas apresentadas pelos produtores rurais. 

Balanço

Várias estradas foram beneficiadas este ano. Um dos pontos foi a Chácara Santo Ângelo, no distrito de Jundiapeba. Só ali, foram atendidas com nivelamento e cascalhamento cerca de dez vias, desde a Estrada da Chácara SantoÂngelo, que é o principal acesso do bairro, até vias secundárias, como a rua Kobayashi, rua Zé Vieira, Yoshida, Suzuki, rua dos Baianos e rua das Torres. 

A Chácara Santo Ângelo, também conhecida como área dos chacareiros, é um importante polo de produção de hortaliças na região de Mogi das Cruzes, com uma comunidade de pequenos produtores que desempenham um papel fundamental no abastecimento local e regional. As boas condições das estradas que cortam o bairro, logo, impactam na economia local. 

Os serviços não incluem apenas nivelamento e cascalhamento, mas também roçada da vegetação às margens das vias e reparos em buracos, no caso de trechos e vias que possuem base asfáltica. 

Outras estradas beneficiadas em 2025 foram a do Taboão Parateí, a Estrada do Cogumelo e várias vias do Cocuera, como Estrada do Capixinga, Ken Saito, Iguri, Ramal dos Batistas, Estrada do Leme, Estrada Mikio Senda e Ramal do Senda. 

Foram atendidos também o ramal Heguri-Cocuera, Estrada do Chinês, Rua das Margaridas, Rua Orquídeas e Rua Rosa na Vila Moraes, Estrada Professora Marilda Strazzi e Estrada do Sato - Conjunto Jefferson, Estrada Hachiro Nishie - Porteira Preta, bem como serviços de tapa-buracos em toda extensão da Estrada do Adelino e Rua Engenheiro Walter Diaz (Estrada Itapeti do Salto), no Botujuru.

Também já foram atendidas serviços de nivelamento e cascalhamento a Estrada das Esmeraldas, em Jundiapeba, Estrada do Taquarussu, em Quatinga, Estrada Santana e rua Benedito Rodrigues Cardoso, em Biritiba Ussu, e no distrito de Taiaçupeba as estradas do Mambuca, Palmeiras e Kuritão. 

A manutenção em estradas rurais é feita ao longo de todo o ano, porém é no atual período que as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos concentram forças nesse trabalho, em função da estiagem, que garante segurança e durabilidade aos serviços executados. Mogi das Cruzes possui uma ampla zona rural e só de estradas vicinais são cerca de 1.200 quilômetros nos mais diversos bairros.