Estudantes de escolas municipais recebem canecas de cerâmica, que produziram em oficina no Casarão do Chá

Secretaria de Educação

Participaram da ação a EM Fujitaro Nagao e as escolas municipais rurais Horácio da Silveira e Bairro São João

27 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Cerca de 200 alunos de escolas municipais de Mogi das Cruzes receberam na última sexta-feira (24/10) as canecas que eles próprios produziram durante as oficinas realizadas no Casarão do Chá, em Cocuera. A atividade é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Cultura e a Associação Casarão do Chá. As entregas aconteceram nas unidades escolares e contaram com a presença dos ceramistas que ministraram as oficinas. 

Participaram da ação a EM Fujitaro Nagao e EM(R) Horácio da Silveira, ambas no Bairro do Nagao, e a EM(R) Bairro São João, em Biritiba Ussú. "Essa experiência representa um aprendizado sobre arte e a cultura local. As crianças puderam conhecer um patrimônio histórico de Mogi das Cruzes e desenvolver a criatividade com as próprias mãos, construindo algo que agora levam para casa como lembrança desse momento", afirmou a secretária municipal de Educação, Darly Carvalho.

As canecas foram moldadas e decoradas pelos alunos durante as oficinas realizadas nos dias 15 e 22 de agosto, no Casarão do Chá. Na ocasião, as crianças aprenderam técnicas básicas de modelagem em argila e conheceram o trabalho artesanal que faz parte da tradição da família do mestre ceramista e fundador da Associação Casarão do Chá, Akinori Nakatani, referência na cerâmica mogiana. Depois, os ceramistas esmaltaram e queimaram as peças com as cores escolhidas pelos alunos. 

Na EM Fujitaro Nagao, a entrega das canecas foi um momento de alegria para os alunos. "Eu fiz um dinossauro, porque gosto muito de dinossauros, e pintei de azul. Quando a gente estava fazendo, achei que não ia ficar tão bom, mas ficou ótimo", contou o aluno Breno Costa de Carvalho, de 9 anos. A colega Maissa Gabrielly Santos de Almeida, da mesma idade, também aprovou o resultado. "Eu gostei muito. Escolhi fazer a caneca preta porque é uma cor bonita e preferi não fazer nenhum desenho. Meus pais vão ficar surpresos quando eu mostrar para eles", disse.

A atividade teve um valor especial para os estudantes, segundo a Auxiliar de Desenvolvimento da Educação (ADE) da EM Fujitaro Nagao, Joana Felicidade da Silva Matos. "As crianças adoraram participar e ficaram muito felizes com o resultado. É uma lembrança que vão levar para casa e guardar para vida inteira. A gente só tem a agradecer por essa oportunidade", destacou.

O Casarão do Chá é um espaço cultural de grande relevância para Mogi das Cruzes, conhecido por sediar anualmente o Festival da Cerâmica, um dos principais encontros culturais do Brasil voltados à arte ceramista e que reúne artistas do país inteiro. A parceria reforça o papel do espaço na valorização da arte, da história e da formação cultural dos estudantes da rede municipal.