Exibição do documentário “Se eu contar, você escuta?” encerra a programação em alusão ao 18 de maio
Secretaria de Assistência Social






A Secretaria Municipal de Assistência Social está encerrando as atividades especiais desenvolvidas em alusão ao 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente. Na próxima segunda-feira (29/05), às 8h30, será exibido, no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o documentário “Se eu contar, você escuta?”, da diretora premiada Renata M. Coimbra. Os interessados em assistir à produção devem se inscrever previamente, por meio de formulário online.
O documentário reúne gravações em áudio realizadas nos anos 90, que revelam a história de oito meninas vítimas de violência sexual. Filhas de famílias de migrantes e agricultores, elas viviam nas ruas de uma cidade do interior do Brasil, algumas desde os nove anos de idade. Mais de 20 anos se passaram e, adultas, elas revisitam a infância e contam os motivos que as levaram às ruas em uma surpreendente saga pela sobrevivência.
A diretora do longa, Renata M.Coimbra, é professora universitária da Unesp Presidente Prudente, com MBA em cinema-documentário e doutorado em Psicologia. O primeiro contato com as jovens que estão no documentário se deu em 1999, no início de sua carreira. À época, ela supervisionava uma equipe de assistentes sociais de sua cidade e entrevistou um grupo de meninas expostas à exploração sexual comercial, atendidas por essa equipe. Impactada pela crueldade da situação, passou a se dedicar ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.
As fitas com os depoimentos ficaram guardadas por anos em uma caixa e foram redescobertas em uma mudança de residência. Intrigada com o futuro que a vida teria guardado a cada uma delas, partiu em busca das mesmas e as reencontrou. Deparou-se ali com histórias de dignidade e resistência, que a inspiraram a gravar o documentário. Como resultado, veio o filme de 98 minutos lançado em 2022 e o 11º Prêmio Neide Castanha de Direitos de Crianças e Adolescentes: Boas Práticas no Enfrentamento à Exploração Sexual.
Após a exibição do documentário, será realizada uma roda de debates com a participação de profissionais da rede de Garantia de Direitos.
A programação especial em alusão ao 18 de maio vem sendo realizada desde o início do mês pela Secretaria de Assistência Social e se tornou uma campanha de mês inteiro, com o slogan Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. Os principais apelos são para que os casos de abuso e exploração sexual contra as crianças e os adolescentes sejam denunciados pelos canais existentes e que essa responsabilidade seja de todos, independentemente de haver ou não comprovação - a simples suspeita já é o bastante.
Serviço
Exibição do Documentário "Se eu contar, você escuta?"
Data: 29/05
Horário: das 8h30 às 12h
Direção: Renata M. Coimbra (11º Prêmio Neide Castanha de Direitos de Crianças e Adolescentes: Boas Práticas no Enfrentamento à Exploração Sexual).
Local: Auditório da UMC
Endereço: Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, 200
Inscrições: https://forms.gle/1FWDDXBS73YNsiiA9
Canais para denúncias de casos de abuso e exploração contra crianças e adolescentes
Conselho Tutelar Mogi das Cruzes
Unidade Centro – 4799-6995. Plantão 24h: 99606-6499
Unidade Braz Cubas – 4727-5509. Plantão 24h: 99951-0561
Unidade Jundiapeba – 4794-1312. Plantão 24h: 99558-7199
DISQUE 100
Polícia Militar - 190

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social