Festa do Divino é aberta em Mogi das Cruzes e tem programação até o dia 9 de junho
Gabinete
O prefeito Marcus Melo participou, na noite desta quinta-feira (30/05), da abertura da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. Até o dia 9 de junho, a cidade terá uma intensa programação religiosa, cultural e folclórica, que deverá reunir milhares de pessoas.
Os fiéis se concentraram em frente a casa dos festeiros Marcelo Braz e Suely Moraes Braz, na praça Rotary, e seguiram em direção ao prédio da Prefeitura, onde foram recepcionados pelo prefeito e pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini. Por volta das 17 horas, eles seguiram em procissão até a Catedral de Santana e à praça Coronel Benedito de Almeida, onde está montado o Império. No local, realizada a cerimônia de abertura, benção do Império, hasteamento do mastro e benção das bandeiras.
“A Festa do Divino Espírito Santo relembra nossa família, nossas origens e a tradição da cidade. Que possamos estar junto e pedir a Deus que mostre o caminho e continue abençoando Mogi das Cruzes”, afirmou Marcus Melo.
Na sequência, os fiéis seguiram até o Mogilar, para a abertura da quermesse, que acontece no espaço do Pró-Hiper. Neste ano, ela conta com 59 barracas no total e 30 entidades comandando os espaços e comercializando produtos alimentícios e bebidas. Também foi montado um parque de diversão e serão realizadas apresentações musicais. Nesta quinta-feira, a apresentação ficou por conta do tenor Rinaldo Viana, um dois maiores ícones da música lírica no país, ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. A apresentação teve ainda a participação do maestro Israel Cardoso, convidado da noite.
Já na sexta-feira (31/05), a partir das 20h30, será a vez do cantor e compositor Renato Teixeira se apresentar no palco montado na quermesse da festa. Um dos maiores da música do interior do país, ele deverá apresentar sucessos como Tocando em Frente, Romaria e Amanheceu, Peguei a Viola, entre outros. No sábado (01/06), o palco será ocupado por Dunga e Banda, a partir das 20h.
A edição de 2019 tem como tema “Divino Espírito Santo: Renove a nossa Fé e a Transforme em Missão”. A programação segue diariamente, com as alvoradas a partir das 5h, e a quermesse (a partir das 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 14h, aos sábados e domingos), além das novenas e missas na Catedral de Sant’Ana, às 19h30.
Ponto alto da programação folclórica da festa, a Entrada dos Palmitos deste ano está marcada para o dia 8 de junho, com concentração e saída do cortejo a partir das 9 horas, em frente a Capela Santa Cruz, na rua Dr. Ricardo Vilela. Nesse mesmo dia, ao meio-dia, os festeiros e capitães de mastro oferecem gratuitamente o afogado, que é prato mais típico da festa, no espaço do Pró-Hiper, no evento tradicionalmente conhecido como Afogado do Povo.
Já no domingo (09/06) acontece o encerramento da festa, com a cerimônia de Pentecostes, a partir das 16h30. Após a procissão, que percorre as ruas da área central, é celebrada a Missa de Pentecostes, seguida pela incineração dos pedidos e o fechamento do Império.
Os festeiros deste ano são Marcelo Braz e Suely Moraes Braz. Já os capitães de mastro são Antonio José Mercado e Maria Auxiliadora Mercado. A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é organizada pela Associação Pró-Festa do Divino e pela Diocese de Mogi das Cruzes. (Luiz Maritan)
Veja também:
Segurança para a Festa do Divino terá câmeras com reconhecimento facial
Caminhada Ecológica Divino Verde abre programação do Junho Verde 2019
Projeto Passarinhada tem inscrições abertas para edição que será realizada no Parque Municipal, dia 15
Cata-Tranqueira e Cidade Bonita atendem distritos e bairros afastados de Mogi das Cruzes neste sábado, dia 7
Cemforpe recebe 1ª plenária do Conselho Mirim das escolas municipais de Mogi das Cruzes
Prefeitura lança consulta pública para aprimorar trabalho de arborização urbana
Projeto Escola Sustentável, em Mogi das Cruzes, é referência em construção coletiva, voluntariado e sustentabilidade