Festival de Arte da Primeira Infância oferece programação para todo o final de semana

25 de agosto de 2022

O 1º Festival de Arte da Primeira Infância (FAPI) oferece programação para todas as idades, neste final de semana (27 e 28/08). As atividades serão realizadas em diversos pontos da cidade, como a Pinacoteca, o Theatro Vasques, Casa do Hip Hop, assim como outros locais descentralizados. Todas as ações são gratuitas; algumas são abertas a toda população e outras são destinadas exclusivamente às crianças da rede municipal de Educação.

O FAPI é uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e está levando arte destinada aos pequenos mogianos nos quatro cantos da cidade. O evento faz parte da construção de políticas públicas para a Primeira Infância, que tem mobilizado diferentes setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes desde o ano passado.

O calendário de atividades da FAPI segue até o final do mês de agosto. Nesta sexta-feira (26), a Pinacoteca recebe dois encontros do Escambinho Literário, às 10h e às 14h, com a participação exclusiva de escolas municipais. A FAPI tem ações simultâneas, e às 14h em Braz Cubas, na Creche Imaculado Coração de Maria II, haverá uma sessão de contação de histórias para os alunos da rede.

Dando sequência à programação, neste final de semana há atividades voltadas para toda a comunidade. No sábado (27), a Pinacoteca recebe mais duas sessões do Escambinho Literário, às 10h e às 14h, desta vez abertas para o público geral. Ainda na região central, a Casa do Hip Hop oferece às 15h a oficina 'MC para Crianças', que é destinada para os pequenos de quatro a seis anos de idade, sempre acompanhados por seus responsáveis.

Ainda no sábado, às 15h o CEU das Artes, na Vila Nova União, recebe o espetáculo "Scaratuja", destinado a crianças com até três anos, acompanhadas por seus responsáveis. Às 19h, haverá no Theatro Vasques duas palestras com os temas “O que o adulto precisa fazer para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável” e "Educação para as relações étnico raciais na primeira infância". A conferência é destinada a pais, tutores, educadores e comunidade geral. Os ingressos podem ser retirados com um hora de antecedência.

Neste domingo (28), haverá uma ação de vivências de artes plásticas com "Grafite", das 9h às 17h na Quadra do bairro Novo Horizonte. Ao todo, estão disponíveis 20 vagas, para crianças de quatro a seis anos de idade, devidamente acompanhadas. Finalizando as atividades do domingo, às 16h o Theatro Vasques vai receber o show musical "Terras das Almofadas" e os ingressos podem ser retirados até uma hora antes do evento.

Programação completa do Festival de Arte da Primeira Infância (sujeita a alterações):

26/08 (Sex) - 10h e 14h - Atividade: Literatura - Escambinho Literário - Mediação de Leitura - Para escolas - Local: Pinacoteca.

26/08 (Sex) - 14h - Atividade: Contação de história - Contando e Tocando - Informações diretamente com a Escola - Local: Braz Cubas - Creche Imaculado Coração de Maria II.

27/08 (Sáb) - 10h e 14h - Atividade: Literatura - Escambinho Literário - Contação de histórias - Local: Pinacoteca.

27/08 (Sáb) - 15h - Atividade: Teatro para Bebês - Espetáculo Scaratuja - Informações diretamente com CEU - Local: Vila Nova União - CEU das Artes.

27/08 (Sáb) - 19h - Atividade: Conferência - Palestras: “O que o adulto precisa fazer para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável” e "Educação para as relações étnico raciais na primeira infância" - Retirar ingressos com uma hora de antecedência - Local: Theatro Vasques.

27/08 (Sáb) - 15h - Atividade: Orientação técnica - Hip Hop - Mc para crianças - Inscrição no local - Local: Centro - Casa do Hip Hop.

28/08 (Dom) - 9h às 17h - Atividade: Vivências de artes plásticas "Grafite" - Arte urbana - 20 vagas com inscrições no local - Local: Novo Horizonte - Quadra.

28/08 (Dom) - 16h - Atividade: Show musical - Terra das Almofadas - Retirar ingressos com uma hora de antecedência - Local: Theatro Vasques.

29/08 (Seg) - 14h - Atividade: Contação de história - Filosofia para crianças - Informações diretamente com a Escola - Local: Jardim Piatã - CEIM Profª Maria Luiza Fernandes.

30/08 (Ter) - 14h - Atividade: Cultura popular - Capoeira Angola - Informações diretamente com a Escola - Local: Varinhas - CEI Solzinho Feliz.

30/08 (Ter) - 14h - Atividade: Teatro - Arrasta Pé Mamulengo - Informações diretamente com a Escola - Local: Jardim Layr - CEIM Sebastião da Silva.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Orientação técnica - Hip Hop - Mc para crianças - Informações diretamente com a Escola - Local: EM Profª Therezinha Soares.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Circo - Show de variedades - Informações diretamente com a Escola - Local: Jundiapeba - Creche DO-RÉ-MI.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de História - Ensinar e aprender com alegria - Informações diretamente com a Escola - Local: Jardim Camila - CEIM O Bom Samaritano.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Música - Brinquedos Cantados - Informações diretamente com a Escola - Local: Chácara Guanabara - Creche Quero Quero.

31/08 (Qua) - 14h - Atividade: Contação de história - Contando e Tocando - Informações diretamente com a Escola - Local: Braz Cubas - Creche Imaculado Coração de Maria II.

31/08 (Qua) - 19h - Atividade: Noite do Saci - Informações 4798-6900 - Local: Praça do Carmo.