Fundo Social inaugura “Lojinha do Bem" na Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente
Fundo Social
Iniciativa visa transformar o que antes era considerado lixo em benefício direto para a população



A prefeita Mara Bertaiolli e a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, inauguraram, nesta quinta-feira (05/11), a Lojinha do Bem, projeto implantado órgão em parceria com a Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente. Na oportunidade, também foram entregues as obras de revitalização do prédio-sede da pasta, na rua Braz Cubas, 470, no Centro.
“Hoje é um dia muito especial! Não é só mais uma inauguração: é um passo histórico na integração entre preservação ambiental e assistência social, duas causas fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do nosso município”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
A Lojinha do Bem é um espaço inovador de economia circular baseado no programa "EcoMoeda Mogi". A iniciativa visa transformar o que antes era considerado lixo em benefício direto à população. “Comprar na Lojinha do Bem será uma forma de transformar o consumo em um ato de amor, onde cada escolha ajudará a construir um futuro melhor para quem mais precisa”, afirma a presidente do Fundo Social, Maira Cusatis.
A dinâmica do programa é simples e pretende engajar a comunidade: os moradores poderão levar resíduos recicláveis limpos, como plásticos, papéis, papelões e metais, até o posto de troca. No local, o material será pesado e convertido em créditos digitais por meio da EcoMoeda Mogi.
Com o saldo acumulado, os cidadãos poderão se dirigir à Lojinha do Bem para "comprar" uma variedade de itens essenciais. As prateleiras do espaço já estão abastecidas com alimentos, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza, brinquedos, roupas e calçados. “Precisamos da ajuda de todos para divulgar o programa e também para encontrarmos novos parceiros”, afirmou Maira Cusatis.
Além do suporte às famílias mogianas, a Lojinha do Bem atuará de forma estratégica em duas grandes frentes: a redução do volume de resíduos destinados aos aterros sanitários e o fortalecimento socioeconômico do município. Todo material arrecadado será repassado às cooperativas de catadores locais, gerando emprego e renda para dezenas de trabalhadores. Mais informações pelo telefone: 4798-6563.
Revitalização
A Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente passou por obras para revitalizar e reorganizar os espaços físicos, proporcionando melhores condições de trabalho às equipes e mais conforto, acessibilidade e acolhimento aos munícipes.
As principais intervenções realizadas foram a reforma da fachada; a revitalização e modernização da identidade visual da Secretaria; e ambientação interna, com adequação dos espaços com utilização de cores e elementos associados à natureza e à sustentabilidade. “O projeto foi pensado no público e, principalmente, nas condições de trabalho, com melhorias na infraestrutura e na funcionalidade dos espaços utilizados pelos servidores”, afirmou a secretária do Clima e Meio Ambiente, Patricia Cesare.
Também foram realizadas obras de acessibilidade para melhoria na circulação e mobilidade interna, observando as normas técnicas de acessibilidade; reorganização dos espaços e redistribuição dos ambientes para otimizar o funcionamento dos setores técnicos e administrativos. A área de atendimento ao público criou um ambiente mais organizado, acessível e acolhedor para os munícipes.
Serviço:
* Local: Lojinha do Bem / Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente
* Endereço: Rua Braz Cubas, nº 470, Centro – Mogi das Cruzes.
Sipat 2026 termina com centenas de participantes e destaque para informações sobre saúde e previdência e ação social
Controladoria-Geral inicia ciclo de visitas para acompanhamento de parcerias com Terceiro Setor
Prefeita Mara Bertaiolli entrega óculos gratuitos para alunos de escolas municipais na Chácara Santo Ângelo
Prefeitura de Mogi abre Novembro Azul com ação de prevenção à saúde para servidores
Prefeitura de Mogi orienta população sobre cuidados com animais silvestres em áreas urbanas