Inscrições para 2ª turma do Curso de Educadores Ambientais seguem até o dia 26 de outubro

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

15 de outubro de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está com inscrições abertas para a segunda turma do Curso de Educadores Ambientais Locais. Para participar, é necessário ter pelo menos 16 anos e morar em um dos seguintes bairros: Barroso, Pedra Branca, Pindorama, Quatinga, Taiaçupeba, Taquarussu e Vargem Grande. As inscrições vão até o dia 26 deste mês, na Sociedade Ambiental de Taiaçupeba (SAT), que fica na rua Seis de Junho, 377 – Taiaçupeba.

Os interessados também podem se inscrever na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (rua Brás Cubas, 470, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; por telefone (4798-5962 ou 4798-5959); ou pelo e-mail svma@pmmc.com.br.

Promovido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, o curso oferece capacitação prática e teórica gratuita, em quatro módulos. A formação será na SAT, nos dias 27 de outubro, 10 e 24 de novembro e 8 de dezembro, sempre das 14h às 17h. Aqueles que tiverem pelo menos 80% de participação nas quatro etapas de formação receberão certificado.

O curso inclui uma visita ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, como atividade de formação.

Nos períodos entre as formações presenciais (chamados de “períodos entre módulos”), os participantes realizam atividades em suas comunidades para divulgar a formação e a importância da participação de todos na construção da sustentabilidade socioambiental.

Entre os objetivos do curso está a promoção da sensibilização dos moradores frente ao tema, estimulo ao conhecimento sobre o território onde vivem e fomento ao planejamento de ações orientadas à sustentabilidade.

Também são abordados problemas socioambientais locais, como descarte irregular de resíduos sólidos, parcelamento irregular do solo, poluição dos rios e córregos e supressão da vegetação nativa, entre outros.

A iniciativa também tem a meta de tornar a legislação ambiental mais acessível à população e orientar as pessoas a elaborar planos de ações coletivas.

Outras turmas
A formação da primeira turma, que reuniu moradores de Jundiapeba, Chácara Santo Ângelo, Conjunto Santo Ângelo, Santo Ângelo, Parque das Varinhas, Jardim Nove de Julho e Parque São Martinho, começou em 2 de setembro e foi concluída esta semana (quinta-feira, 14/10).

Em janeiro do próximo ano haverá ainda uma terceira turma, para quem mora em Biritiba Ussu, Boa Vista, Capela, Capixinga, Cocuera, Manoel Ferreira, Porteira Preta e Vila Moraes.

As inscrições poderão ser feitas até 10 de janeiro de 2022 – na Secretaria do Verde e Meio Ambiente (rua Brás Cubas, 470, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; por telefone (4798-5962 ou 4798-5959); ou pelo e-mail svma@pmmc.com.br. As aulas começarão em 12 de janeiro.

Para mais informações, acesse o edital: