Missa em Celebração à Causa Pet reúne tutores e animais na sede do Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea)
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal










A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou nesta sexta-feira (3/10) à tarde a Missa em Celebração à Causa Pet, celebrada na sede do Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), em Cezar de Souza. O padre Cláudio Antônio Delfino, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, celebrou a missa, que teve a presença de tutores e de seus animais. O evento ocorreu na véspera do Dia de São Francisco (4 de outubro), padroeiro dos animais, e une os conceitos de gestão ambiental e proteção animal como uma prática integrada.
“O respeito à natureza e o cuidado com os animais são conceitos que fazem parte da gestão da prefeita Mara Bertaiolli. Esta celebração estimula a reflexão sobre a importância dessas ações no nosso cotidiano. Estamos avançando muito na questão ambiental e também na proteção animal, com a criação e programas e a obtenção de resultados concretos”, afirmou a secretária Patricia Cesare. Os vereadores Edson Santos, Mauro de Assis Margarido, o Maurinho do Despachante, Johnross Jones Lima, Priscila Yamagami e Fernanda Moreno participaram da celebração.
Desde o início do ano, a proteção animal teve importantes avanços em Mogi das Cruzes. No dia 16 de setembro, a prefeita Mara Bertaiolli recebeu um grupo de protetoras de animais no Gabinete, ouvindo demandas e determinando medidas para auxiliá-las. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal atualizou este ano do cadastro de protetoras de animais e ONGs, a fim de garantir que mais organizações possam colaborar com os esforços de resgatar e promover a adoção responsável de animais.
Já o novo Hospital Veterinário 24 horas, anunciado em setembro, oferecerá mais consultas, castrações, exames e internações para cães e gatos de cidadãos mogianos. A decisão foi tomada após a Organização Social SPMV, que gerencia a Clínica Pública Veterinária em Mogi, solicitar a rescisão do contrato.
O Programa Seu Amigo Pet, criado pela atual gestão, teve seis edições neste ano -- Mogilar, Jundiapeba (2 vezes), Taiaçupeba, Conjunto Jefferson da Silva, Jardim Piatã, com um total de 1190 castrações realizadas. Cada edição inclui uma Feira de Adoção com animais abrigados no Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), um espaço para doação de ração, um coletor de tampinhas para o Fundo Social da Prefeitura de Mogi das Cruzes e uma tenda de hidratação para os pets.
Banco de Ração e Nubea
Outra conquista importante foi a criação, em março, do Banco de Ração do município. O serviço tem como objetivo atender famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores independentes e organizações sociais devidamente cadastradas, oferecendo apoio na alimentação de seus animais de estimação.
O Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea) oferece atendimento a animais errantes, doentes e debilitados no local da ocorrência, ou internação caso haja necessidade. Além disso, existe o programa Captura, Esteriliza e Devolve (CED), que visa o controle populacional e a saúde dos animais. Atualmente existem 100 animais abrigados no Nubea, entre cães e gatos.

Prefeitura de Mogi intensifica fiscalizações após casos de intoxicação por bebidas adulteradas em SP

1° Encontro dos Projetos de Música reúne pais e estudantes neste sábado (04/10) no Parque Leon Feffer

Mais de 300 alunos de escolas municipais assistem a espetáculo circense no Cemforpe

Quatro equipes de escolas municipais se classificam para a final da Jornada Matemática 2025

Prefeitura de Mogi das Cruzes promove aula de Rádio Taissô em frente ao prédio sede