Mogi das Cruzes fica entre as 10 melhores Cidades do Estado no Prêmio “Município Agro Paulista”

Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar

O reconhecimento é resultado de um conjunto de políticas públicas implementadas. Dentre 125 cidades certificadas em todo o Estado, Mogi alcançou a 9ª colocação do Grupo 1

16 de dezembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes está entre as dez melhores cidades do Estado de São Paulo que mais investem em políticas públicas que colaboram com o desenvolvimento do agronegócio. Trata-se do Prêmio “Município Agro Paulista”, um programa do Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de reconhecer e incentivar boas práticas de gestão no campo, com foco em sustentabilidade, inovação, governança e capacidade de execução de políticas públicas rurais. A cerimônia de premiação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, na tarde de segunda-feira (15) e reuniu representantes de diversas cidades do Estado, assim como autoridades dentre as quais, o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, além do governador do Estado, Tarcísio Freitas.  
A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi representada pela diretora do Departamento de Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, Cristiane Nascimento. Ela esteve acompanhada de profissionais da pasta que colaboraram para a implementação de projetos avaliados pelo Governo do Estado no Prêmio “Município Agro”.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foram certificadas 125 cidades em todo o Estado, sendo que 90 cidades receberam repasses financeiros. Mogi das Cruzes alcançou a 9ª colocação do Grupo 01 (reservado a municípios de maior PIB), consolidando-se como referência em ações estruturadas e sustentáveis para o desenvolvimento do setor agropecuário.
O reconhecimento, segundo a diretora Cristiane, é resultado de um conjunto de políticas públicas implementadas pela atual gestão, dentre as quais o programa Mogi + Leite, que incentiva e fortalece a produção de leite e a cadeia produtiva de gado leiteiro, ovinos, caprinos e bubalinos, promovendo geração de renda, valorização do produtor rural e desenvolvimento econômico no campo.
“Esse resultado reflete um trabalho contínuo e integrado da SMASA (Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar). E esse reconhecimento mostra que Mogi das Cruzes tem uma política agrícola estruturada, construída com diálogo permanente com os produtores e foco em resultados”, avalia Cristiane. “O Mogi + Leite é um exemplo claro de como é possível fortalecer o produtor rural com assistência técnica, incentivo à produção e valorização da atividade no campo”, completou.
Além do incentivo direto à produção, ela conta que o município também vem investindo em segurança rural, infraestrutura de estradas vicinais, ações de saúde voltadas às comunidades rurais, garantindo melhores condições para o escoamento da produção e qualidade de vida no campo.
Para o secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, a conquista evidencia o compromisso da administração municipal com o agronegócio sustentável.
“Ficar entre os dez melhores municípios do Estado demonstra que Mogi das Cruzes está no caminho certo. Temos trabalhado para criar políticas públicas eficientes, que apoiem o produtor rural, fortaleçam a economia local e promovam desenvolvimento com responsabilidade social e ambiental”, afirmou.