Mogi das Cruzes recebe a classificação mais alta do Alto Tietê no Mapa do Turismo Brasileiro
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho


A cidade de Mogi das Cruzes foi contemplada com a nota mais alta entre as cidades que não são capitais, com a classificação "B", pelo Programa de Regionalização do Turismo. Com isso, o município se mantém no Mapa do Turismo Brasileiro, por meio do envio de relatórios para análise do Ministério do Turismo, elaborados pela Coordenadoria de Turismo (COTUR) e aprovados pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) e pelo Fórum Regional de Turismo do Alto Tietê.
O COMTUR de Mogi das Cruzes foi certificado pelo Ministério do Turismo (MTUR) em reconhecimento à sua atuação, sua composição majoritariamente da sociedade civil e pela diversidade de segmentos representados. Por meio dessa certificação, o município se mantém qualificado para solicitar recursos federais destinados à infraestrutura turística e diversos outros programas do MTUR.
Mogi das Cruzes compõe a região turística denominada como Nascentes do Tietê com os municípios de Biritiba-Mirim, Guararema, Guarulhos, entre outros. Ao lado da cidade de Guarulhos, Mogi das Cruzes ocupa a classificação mais alta desta região turística. A classificação se deu pelo atendimento dos critérios estabelecidos em portaria, legislações específicas do turismo, hospedagens, hospitais entre outros previstos pelo MTUR.
O Programa de Regionalização do Turismo tem como objetivo apoiar a estruturação da gestão e dos pontos com potencial para receber visitações, visando desenvolver a atividade turística de forma regionalizada por todo o país. O programa atua por meio da construção de políticas públicas de turismo, que são o conjunto de intenções, diretrizes e estratégias estabelecidas pelo poder público, com o objetivo de desenvolver a atividade turística de maneira regionalizada.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento disponível a todo cidadão em que se reúnem municípios que adotam o turismo como uma estratégia de desenvolvimento. O Mapa do Turismo foi criado pelo Programa de Regionalização do Turismo, e define a área a ser trabalhada prioritariamente pelo MTUR para o desenvolvimento de políticas públicas específicas.
"O reconhecimento do Ministério do Turismo, tanto ao nosso Conselho Municipal quanto à estrutura turística e a validação dos nossos dados relevantes ao turismo do município, é uma grande conquista para a cidade, especialmente por manter a nossa classificação perante a região", afirma o coordenador de Turismo, Luis Felipe Uchôa.
Clique aqui pra saber mais sobre o Mapa do Turismo Brasileiro e clique aqui para acessar o site da Coordenadoria Municipal do Turismo.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social