Mogi das Cruzes sedia encontro inédito sobre letramento em diversidade sexual

Secretaria da Mulher

Capacitaçãofoi realizada no auditório do Cemforpe, no Mogilar

24 de março de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

 

Mogi das Cruzes sediou a capacitação “Letramento em Diversidade Sexual”, voltada à qualificação de servidores públicos, gestores municipais e demais interessados em ampliar conhecimentos sobre diversidade, cidadania e atendimento especializado no setor público.

A formação inédita aconteceu no auditório do Cemforpe, no Mogilar, e foi promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+), em conjunto com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, reunindo representantes de serviços públicos de todos os municípios do Alto Tietê.

A secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, participou do evento e elogiou a iniciativa, destacando a importância de oferecer atendimento atual e especializado nos serviços e equipamentos públicos. “O letramento em diversidade é uma oportunidade importante para que os servidores compreendam diferentes realidades e possam atuar cada vez mais com respeito e acolhimento”, afirmou.

A atividade foi conduzida pelo advogado e gestor público Rafael Calumby Rodrigues, coordenador estadual de Políticas para a Diversidade Sexual. Durante o encontro, os participantes puderam conhecer o panorama geral das políticas públicas de diversidade no Estado de São Paulo, com contextualização de normativas, programas e diretrizes voltadas à promoção da igualdade e ao enfrentamento das discriminações.

“A capacitação em letramento e diversidade LGBT+ tem o objetivo de educar sobre identidade de gênero, orientação sexual e expressões de gênero, além de combater o preconceito e promover espaços cada vez mais inclusivos. Essas iniciativas são essenciais para transformar espaços, desnaturalizar preconceitos e garantir a cidadania plena”, afirmou Rodrigues.

O encontro abordou conceitos fundamentais do letramento em diversidade sexual, incluindo terminologias adequadas, respeito à identidade de gênero e à orientação sexual, além de práticas institucionais inclusivas. Outro ponto de destaque foi a contextualização histórica do movimento social LGBT+, destacando sua trajetória de luta por direitos, marcos legais e avanços nas políticas públicas. Também apresentou estratégias para a promoção de ambientes institucionais mais acolhedores e para o fortalecimento da equidade no atendimento ao público, contribuindo para que os municípios avancem na construção de políticas públicas mais inclusivas. No final, o público presente teve e oportunidade de esclarecer dúvidas e trocar informações sobre programas e políticas específicas, como a formação de Conselhos Municipais da Diversidade.